CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

OMS dá orientações de como cuidar da saúde mental durante a pandemia

Entidade possui um guia com orientações que ajudam a aliviar a pressão psicológica de idosos, crianças, profissionais da saúde e população em geral

Por: Redação

As consequências do novo coronavírus já têm sido observadas no sistema de saúde, na economia e na rotina da maioria das pessoas em todos os países afetados. Outro grave impacto da pandemia é sobre a saúde mental. A preocupação com o futuro, o desemprego, o estresse com as notícias e o isolamento social podem contribuir ou agravar problemas mentais e psicológicos.

Frente a esse novo cenário de medo e incertezas, o Departamento de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (OMS) criou um guia com orientações para profissionais de saúde, pessoas em quarentena, idosos e população em geral.

Compilamos abaixo as principais dicas para os diferentes grupos:

À população geral: 

  • Tenha empatia com o outro

O novo coronavírus deve afetar pessoas em muitos países e regiões. Não existe nenhuma relação da doença com uma etnia ou nacionalidade. Demonstre empatia com todos os afetados em qualquer país. As pessoas infectadas não fizeram nada errado e merecem nosso apoio, compaixão e gentileza.

  • Reduza a leitura ou o contato com notícias que podem causar ansiedade ou estresse

Procure informações e atualizações uma ou duas vezes ao dia evitando o “bombardeio desnecessário” de informações. A enxurrada de notícias sobre um surto pode levar qualquer pessoa à preocupação. Informe-se com os fatos e não os boatos ou as informações erradas.

mulher pensando
Crédito: Martin-dm/istockEvite o bombardeio de notícias
  •  Projeta a si próprio e apoie os outros ajudando-os em seus momentos de necessidade

A assistência a outros em seu momento de carência pode ajudar a quem recebe o apoio como a quem dá o auxílio. Um exemplo: telefone para seus vizinhos ou pessoas em sua comunidade que precisam de assistência extra. Atuando juntos como uma comunidade pode ajudar a criar solidariedade e a enfrentar a covid-19 em união.

  • Crie oportunidades para ampliar histórias positivas e úteis de pessoas na sua área que tiveram a covid-19

Por exemplo, experiências de pessoas que se recuperaram da doença ou que apoiaram um ente querido e estão dispostas a contar como foi.

  • Homenageie e aprecie o trabalho dos cuidadores e dos agentes de saúde

Reconheça o papel desses profissionais que estão cuidando dos afetados pelo novo coronavírus em sua região.



Aos agentes de Saúde:

  • O estresse e a pressão não significam que você não seja capaz de fazer o seu trabalho ou que seja uma pessoa fraca

Para os trabalhadores desse setor que sentem a pressão de lidar com a situação, este é um quadro típico para você e muitos de seus colegas. É normal se sentir assim por causa da pandemia. O gerenciamento da sua saúde mental e o seu bem-estar psicossocial durante este momento é crucial para que você possa manter sua saúde física também.

  • Cuide de você

Tente utilizar métodos para lidar com a situação como fazer pausas e descansar entre os seus turnos de trabalho e até mesmo tirar um momento dentro do expediente. Tenha atenção ainda aos seus alimentos para manter uma dieta saudável, fazer exercícios físicos e ficar em contato com a família e com os amigos.

  • Evite formas errôneas de lidar com o estresse como o uso de tabaco, álcool ou outras drogas

A longo prazo, eles pioram o seu bem-estar físico e mental. Este é um cenário sem precedentes para muitos trabalhadores especialmente aqueles que nunca participaram de respostas semelhantes a uma crise ou pandemia. Para os que têm alguma experiência, tente utilizar o que deu certo no passado e que pode ser útil de novo. Você pode conseguir reduzir o estresse.

  • Se possível, continue conectado com seus entes queridos

Alguns agentes de saúde podem estar sendo evitados pela família por causa do medo de contaminação e estigmas. Isso pode fazer com que a situação que você já enfrenta se torne ainda mais difícil.O contato virtual é uma forma de contato. Procure seus colegas, seus supervisores e pessoas de confiança para esse apoio social. Você poderá descobrir que seus amigos estão tendo experiências semelhantes e atravessando o mesmo que você.

Aos cuidadores de crianças

  • Ajude as crianças a expressarem, de forma positiva, seus medos e ansiedades

Cada criança tem sua própria maneira de fazê-lo.  Algumas vezes, a atividade criativa, jogos e desenhos podem ajudar. As crianças se sentem melhor e mais aliviadas quando podem comunicar os sentimentos num ambiente de apoio.

  • Mantenha as rotinas familiares sempre que possível e crie novas rotinas principalmente com as crianças em casa

Pense em atividades lúdicas e pedagógicas para fazer com elas. Sempre que possível, incentive as crianças a continuarem brincando e se sociabilizando com os outros, mesmo que somente na família por causa do distanciamento social no momento.

  • Fale com seus filhos sobre a covid-19 de forma honesta e apropriada à idade deles

Se eles tiverem preocupações, o fato de falar sobre elas pode ajudar a baixar a ansiedade das crianças. Elas observam os pais, as emoções no ar e tiram daí seus mecanismos para lidar com as próprias emoções da melhor forma nesses momentos difíceis.

Aos idosos e cuidadores

  • Ofereça a eles apoio emocional por meio de redes familiares ou de agentes de saúde

Idosos, especialmente em isolamento social e aqueles com problemas cognitivos como demência podem se tornar ansiosos, estressados, com raiva, agitados e distanciados durante a quarentena. Ofereça apoio.

médico cuidando de um idoso
Crédito: Pornpak Khunatorn/istockMesmo a distância, ofereça suporte aos idosos da família ou da vizinhança
  • Partilhe fatos simples sobre o que está acontecendo com informações claras a respeito da redução de riscos e infecções em palavras compreensíveis para quem tem barreiras de entendimento

Repita a informação sempre que necessário.  As instruções precisam ser claras, concisas e respeitar o estilo do paciente. Talvez seja útil colocar a informação em escrito ou em pinturas e figuras. Envolva a família e outras redes de apoio no fornecimento das notícias e de medidas de prevenção como a lavagem de mãos.

  • Mantenha rotinas e tarefas regulares sempre que possível e crie novas num ambiente diferente

Você pode dedicar-se a atividades como  limpeza, canto, pinturas e outras. Mantenha o contato com os entes queridos ainda que por telefone.

Pessoas em isolamento

  • Fique em contato e mantenha sua rede de amigos e conhecidos

Ainda que isolado tente ao máximo manter sua rotina e crie novas. Se as autoridades de saúde recomendaram distância física para conter o surto, você pode manter a proximidade digital com e-mails, redes sociais, telefone, etc.

  • Durante esse período de estresse, esteja atento a seus sentimentos e demandas internas.

Envolva-se com atividades saudáveis e aproveite para relaxar. O exercício constante, o sono regular e uma dieta balanceada ajudam. Mantenha tudo em perspectiva. Os agentes de saúde em todos os países estão atuando para que os mais afetados pela pandemia recebam assistência e cuidados.

  • Siga notícias confiáveis

Uma enxurrada constante de notícias sobre a pandemia pode levar qualquer um à ansiedade e ao estresse.  Siga as notícias confiáveis e evite boatos e fake news que vão somente causar mais desconforto.

1
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …
2
Estádios e centros de eventos viram hospitais temporários pelo país
Para aumentar a oferta de atendimento médico para os pacientes da covid-19, hospitais de campanha estão sendo construídos em estádios …
3
Coronavírus: bancos de sangue de SP estão baixos e pedem doações
Desde o Carnaval os estoques de sangue de São Paulo operam em sinal de alerta e a situação ficou ainda …
4
Coronavírus: informações importantes para você não entrar em pânico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O termo pode assustar, mas …
5
OMS declara pandemia de coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Mais de 109 países foram …
6
Aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus
A epidemia do coronavírus põe o mundo em alerta. Para se proteger contra o vírus, entretanto, basta um método básico …
7
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
8
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …