Últimas notícias:

Loading...

OMS investiga relação entre problemas auditivos e vacina da covid-19

A agência de saúde frisou que o número de relatos é muito pequeno e que até o momento não há qualquer prova da ligação

Por: Redação

Os relatos são raros, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) vai investigar os casos de perda e outros problemas auditivos que poderiam estar relacionados à vacina contra a covid-19.

Segundo um boletim informativo publicado pela agência de saúde da ONU, foram recebidos relatos de problemas auditivos repentinos – incluindo zumbido e sons de campainha – de pessoas que receberam a vacina.

A maioria dessas pessoas disse que experimentou esses efeitos colaterais dentro de um dia após a aplicação do imunizante.

oms
Crédito: Diegograndi/istockOMS investiga relação entre problemas auditivos e vacina contra covid-19

Segundo a OMS, foram 367 relatos de zumbido no ouvido e 164 casos de perda auditiva em todo o mundo entre pessoas que receberam um dos imunizantes contra a covid-19.

Tendo em vista que mais de 11 bilhões de doses de vacina foram administradas em todo o mundo, pode-se considerar extremmente raros os problemas de audição.

As pessoas que relataram zumbido tinham idades entre 19 e 91 anos, e quase três quartos eram mulheres. Os relatos vieram de 27 países, incluindo Itália, Reino Unido e Estados Unidos. Mais de um terço foram relatados entre aqueles que trabalham no setor de saúde.

A OMS frisou, no entanto, que até o momento não há provas de que as vacinas possam causar problemas auditivos. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA, e as empresas que fabricam as vacinas também argumentaram o mesmo.

De toda forma, os pesquisadores pediram mais estudos sobre a ligação entre a vacina e o zumbido.

problemas auditivos
Crédito: Viktoriya Kuzmenkova/istockOMS frisa que não há provas, até o momento, de que as vacinas possam causar problemas auditivos

Compartilhe:

?>