Os alimentos com baixo teor de carboidrato para a perda de peso

De acordo com estudo, quando se trata de uma dieta pobre em carboidratos, a qualidade é fundamental

Comer menos carboidratos pode retardar o ganho de peso ao longo do tempo. Mas não basta apenas reduzir os carboidratos.

Uma análise de dados de quase 125 mil adultos saudáveis ​​revelou que a substituição de carboidratos refinados – pão branco, arroz branco ou cereais açucarados – por alimentos integrais e a redução de gorduras e proteínas de origem animal pareceram diminuir a quantidade de peso que as pessoas ganharam ao longo de quatro anos.

O estudo foi publicado no jornal científico JAMA Network Open.

De acordo com os pesquisadores, quando se trata de uma dieta pobre em carboidratos, a qualidade é fundamental. As pessoas que desejam perder peso precisam prestar atenção nos carboidratos de alta qualidade.

carboidrato
Créditos: whitebalance.oatt/istock

O que há em uma dieta com carboidratos de alta qualidade?

  • Grãos integrais, como aveia, massas integrais ou pães
  • Gorduras provenientes de óleos vegetais, como coco ou palma, que são ricos em gordura saturada
  • Proteínas vegetais, como feijão, nozes e soja
  • Frutas
  • Vegetais

É melhor ficar longe de grãos refinados, como farinha branca, carnes vermelhas e processadas e gorduras saturadas.

A nova investigação contribui para a crescente evidência de que dietas ricas em hidratos de carbono saudáveis ​​e proteínas e gorduras vegetais estão associadas a um ganho de peso significativamente mais lento a longo prazo.

Detalhes do estudo

Para analisar mais de perto o impacto das escolhas nutricionais, os pesquisadores recorreram a três bases de dados e concentraram-se em 123.332 homens e mulheres que não tinham condições crónicas de saúde.

Os pesquisadores não estavam analisando dietas com muito baixo teor de carboidratos, como ceto, Atkins ou paleo.

Uma dieta baixa em carboidratos normalmente contém 30% a 40% de carboidratos.

Os pesquisadores pontuaram as dietas das pessoas com base na qualidade de suas dietas e as atribuíram a categorias com base nessas pontuações:

  • Dieta pobre em carboidratos de base animal
  • Dieta pobre em carboidratos à base de vegetais
  • Dieta saudável com baixo teor de carboidratos, que enfatizava proteínas vegetais, gorduras saudáveis ​​e menos carboidratos refinados.
  • Dieta pouco saudável com baixo teor de carboidratos (ULCD), que enfatizava proteínas animais, gorduras não saudáveis ​​e carboidratos refinados, incluindo pães e cereais processados

Os pesquisadores descobriram que quando as pessoas melhoraram a qualidade de suas dietas, ganharam menos peso ao longo dos quatro anos do estudo.

Por exemplo, as pessoas do grupo saudável com baixo teor de carboidratos, cujas pontuações na dieta melhoraram mais, ganharam quase 1 kg a menos, em média, em comparação com aquelas que melhoraram menos.

As duas categorias baseadas em proteína animal foram associadas a um ganho de peso mais rápido.

O estudo mostra que a qualidade é importante em uma dieta baixa em carboidrato.

A pesquisa tem algumas limitações, no entanto. A maioria dos participantes era mulheres brancas, por isso não se sabe se as descobertas seriam as mesmas para outros grupos. E as informações dietéticas e o peso das pessoas foram baseadas em autorrelatos, o que pode ser falho.