Os alimentos que mais causam inchaço
Quando o inchaço persiste é importante consultar um médico porque pode ter relação com alguma condição de saúde
Se você já sentiu que seu abdômen está tenso e cheio, provavelmente você está inchado. O inchaço é comum e vários fatores contribuem para isso, como constipação, engolir ar, comer demais ou comer certos alimentos.
Além disso, algumas condições podem agravar ainda mais o sistema digestivo e causar inchaço. É o caso de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), síndrome do intestino irritável (SII), doença celíaca e intolerância à lactose ou ao glúten.
Mas caso se sinta inchaço após uma refeição, talvez seja a hora de verificar os tipos de alimentos que está comendo. Aqui estão alguns dos melhores e piores alimentos para inchaço.
- Justiça suspende passeios na Lagoa Azul, em Maragogi (AL); entenda por quê
- Os sinais de câncer de pâncreas e quando buscar um médico
- Dengue desafia a ciência: resistência a inseticidas preocupa especialistas
- Estes são os sinais da ausência de vitamina B12
Quais alimentos mais causam inchaço?
Os principais alimentos que causam inchaço incluem:
- vegetais crucíferos
- leguminosas
- alimentos fermentáveis que são mal absorvidos pelo nosso organismo, são os chamados alimentos ricos em FODMAPs
- bebidas gaseificadas
Vegetais crucíferos
Couve, brócolis e repolho são vegetais crucíferos e contêm rafinose, um açúcar que produz gases e naturalmente causa inchaço. Para ajudar na digestão, é interessante cozinhar os vegetais no vapor. Isso não eliminará ou evitará o inchaço por completo, mas pode facilitar a digestão.
Leguminosas
Feijões – junto com lentilhas, soja e ervilhas – são conhecidos como alimentos causadores de gases. Embora contenham proteínas, também contêm açúcares e fibras que o corpo não consegue absorver. Isso leva a gases e inchaço.
Uma dica é combinar leguminosas com grãos integrais facilmente digeríveis, como arroz ou quinoa, e beber muita água. O corpo acabará se acostumando com alimentos ricos em fibras, o que pode reduzir os sintomas.
Laticínios
Você pode ser intolerante à lactose se sentir gases depois de comer algumas fatias de queijo ou uma tigela de cereal com leite. As pessoas que são intolerantes à lactose não possuem as enzimas necessárias para quebrar a lactose (o açúcar encontrado nos produtos lácteos). Quando isso ocorre, pode causar a formação de gás no trato gastrointestinal, o que pode provocar inchaço.
Alimentos FODMAP
Alguns alimentos contêm muitos carboidratos, o que pode contribuir para o excesso de gás que faz com que o estômago fique tenso. Isso porque o corpo não consegue digerir alguns dos carboidratos encontrados nesses alimentos.
FODMAP significa oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis. Os alimentos FODMAP têm carboidratos que o intestino delgado não consegue absorver totalmente. Lá, os carboidratos não digeridos se acumulam, puxando o excesso de gás e líquido – os culpados do inchaço.
São exemplos de FODMAPs:
- Damascos
- Cerejas
- Pêssegos
- Melancia
- Maçã
- Alho
- Cebola
- Alcachofras
- Beterraba
- Ervilhas
- Mel
- Xilitol
- Tomate
- Cevada
- Enlatados