Os fatores mais comuns que provocam hemorroidas
Conheça o que pode estar por trás do problema e saiba como minimizar o risco de desenvolver inflamação nas hemorroidas
As hemorroidas inflamadas são um problema de saúde que causa desconforto e, em alguns casos, complicações mais sérias. O problema é bem comum. De acordo com um estudo de 2020, publicado no periódico Annals of Gastroenterology, cerca de 38% da população mundial sofre com isso.
Embora sejam comuns, as hemorroidas podem variar de casos leves, tratados com mudanças no estilo de vida, a condições mais graves que necessitam de intervenção médica.
O que são hemorroidas?
As hemorroidas são uma formação anatômica do canal anal formadas por vasos sanguíneos. Quando inchados, esses vasos aumentam de tamanho e inflamam, surgindo a doença hemorroidária, que pode ser interna, situada dentro do canal anal, ou externa, situada na borda do ânus. Em condições normais, a sua presença não é sentida, mas o seu inchaço excessivo provoca desconforto e outros sintomas.
Causas das hemorroidas
Hemorroidas podem se desenvolver a partir do aumento da pressão no reto inferior devido a:
- Esforço durante as evacuações
- Ficar sentado por longos períodos de tempo, especialmente no vaso sanitário
- Ter diarreia crônica ou constipação
- Obesidade
- Gravidez
- Ter relações sexuais anais
- Ter uma dieta pobre em fibras
- Levantar objetos pesados regularmente
Além disso, a idade é um fator contribuinte. Conforme as pessoas envelhecem, o risco de hemorroidas aumenta. Isso ocorre porque os tecidos que sustentam as veias do reto e do ânus podem enfraquecer e esticar.

Complicações de hemorroidas
As complicações das hemorroidas são raras, mas podem incluir:
- Anemia. Raramente, a perda contínua de sangue por hemorroidas pode causar anemia. Anemia é quando não há glóbulos vermelhos saudáveis o suficiente para transportar oxigênio para as células do corpo.
- Hemorroida estrangulada. Quando o suprimento de sangue para uma hemorroida interna é cortado, a hemorroida é chamada de estrangulada. Hemorroidas estranguladas podem causar dor extrema.
- Coágulo sanguíneo. Às vezes, um coágulo pode se formar em uma hemorroida. Isso é chamado de hemorroida trombosada. Embora não seja perigoso, pode ser extremamente doloroso e às vezes precisa ser drenado.
Como prevenir inflamação nas hemorroidas?
- Coma alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e grãos integrais. Isso amolece as fezes e evita o esforço que pode causar hemorroidas.
- Beba bastante líquido, de 6 a 8 copos de água e outros líquidos por dia para ajudar a manter as fezes moles.
- Evite álcool.
- Não faça força. Esforçar-se e prender a respiração ao tentar evacuar cria maior pressão nas veias do reto inferior.
- Mantenha-se ativo para ajudar a prevenir constipação e reduzir a pressão nas veias. Exercícios também podem ajudar você a perder o excesso de peso que pode estar causando suas hemorroidas ou piorando-as.
- Evite longos períodos sentado. Ficar sentado por muito tempo, especialmente no vaso sanitário, pode aumentar a pressão nas veias do ânus.