Os ovos podem não aumentar o colesterol? Veja o que diz estudo

Em um estudo recente, os pesquisadores analisaram os efeitos da ingestão de ovos fortificados nos níveis de colesterol e na saúde do coração

Os ovos são sempre alvos de debates por aumentarem os níveis de colesterol no corpo, levando ao aparecimento precoce de doenças cardíacas. A maioria das pessoas costuma pensar que fazem mal ao coração.

No entanto, os resultados de um novo estudo da Sessão Científica Anual do American College of Cardiology mostram algo interessante.

Ao longo de quatro meses, os níveis de colesterol foram bastante semelhantes aos das pessoas que comeram ovos fortificados na maioria dos dias da semana, em comparação com aquelas que não comeram ovos.

Estudo analisou o impacto do consumo de ovos sobre o colesterol
Créditos: bhofack2/istock
Estudo analisou o impacto do consumo de ovos sobre o colesterol

O ensaio monitorou 140 pessoas com alto risco de doença cardíaca.

A equipe queria analisar especificamente os ovos fortificados, pois eles contêm menos gordura saturada e vitaminas e minerais adicionais, como iodo, vitamina D, selênio, vitamina B2, 5 e 12 e ácidos graxos ômega-3.

O que descobriram?

Os resultados mostraram que as pessoas que consumiam 12 ou mais ovos fortificados por semana tinham níveis de colesterol semelhantes em comparação com aquelas que comiam menos de dois ovos por semana.

“Este é um estudo pequeno, mas nos dá a garantia de que comer ovos fortificados é aceitável no que diz respeito aos efeitos lipídicos durante quatro meses, mesmo entre uma população de maior risco”, disse Nina Nouhravesh, pesquisadora do Duke Clinical Research Institute.

Os pesquisadores avaliavam os exames de sangue em intervalos regulares durante todo o período do estudo.

Embora não tenha havido diferenças significativas nos níveis de colesterol entre os dois grupos, os investigadores observaram benefícios potenciais dos ovos fortificados, particularmente em pacientes mais velhos e naqueles com diabetes.

Os resultados mostraram uma redução de -0,64 mg/dL e -3,14 mg/dL no colesterol HDL (colesterol bom) e colesterol LDL (colesterol ruim), respectivamente, no grupo dos ovos fortificados.

Embora essas diferenças não tenham sido estatisticamente significativas, os pesquisadores disseram que as diferenças sugerem que comer 12 ovos fortificados por semana não teve efeito adverso sobre o colesterol no sangue.

Apesar destas descobertas promissoras, os especialistas alertam contra escolhas alimentares pouco saudáveis, muitas vezes combinadas com ovos, como torradas com manteiga e bacon.

Embora o estudo sugira que os ovos fortificados podem ser seguros para a saúde do coração, o tamanho da amostra e a dependência de dados auto-relatados apresentam limitações.

Quais são os benefícios dos ovos?

Os  ovos são uma fonte completa de proteína, o que significa que contêm todos os nove aminoácidos essenciais que o corpo humano não pode produzir por si só e deve obter através da dieta.

Isso os torna uma opção de proteína de alta qualidade, especialmente para pessoas que seguem dietas vegetarianas.

Além disso, os ovos são uma fonte de proteína altamente biodisponível, o que significa que o corpo humano pode absorver e utilizar eficientemente a proteína dos ovos.

Isso os torna uma escolha ideal para ajudar na construção e reparação de tecidos musculares, bem como para promover a saciedade e ajudar na perda de peso quando consumidos como parte de uma dieta balanceada.