Os sinais de deficiência de vitamina A no corpo
Dores de cabeça, sistema imunológico enfraquecido e lábios rachados podem indicar várias deficiências ou doenças - incluindo deficiência de vitamina A
Qualquer pessoa que segue uma dieta saudável e balanceada geralmente presume que está consumindo todas as vitaminas importantes. No entanto, a deficiência de vitamina A muitas vezes tem outras causas além de uma dieta pouco saudável.
Na verdade, é raro que uma dieta inadequada ou desequilibrada conduza a uma deficiência de vitamina A, especialmente em países industrializados bem desenvolvidos.
As causas típicas da deficiência de vitamina A são o aumento da necessidade ou a absorção prejudicada da vitamina no intestino, por exemplo, devido à digestão prejudicada de gordura como resultado de uma doença.
- Nordeste: Economize viajando para 3 praias incríveis e baratas
- Os sinais de deficiência de vitamina A no corpo
- Pirâmides de Gizé: conheça 7 curiosidades sobre um dos monumentos mais fascinantes do mundo
- MSC Cruzeiros oferece descontos de até 30% em roteiros no Brasil
Os motivo para uma ingestão prejudicada incluem doenças inflamatórias intestinais (por exemplo, doença de Crohn), doenças hepáticas, distúrbios do pâncreas, diabetes mellitus e hipertireoidismo.
Sintomas: como se manifesta a deficiência de vitamina A?
Os sintomas de uma deficiência de vitamina A dependem de há quanto tempo a deficiência existe. Os primeiros sinais podem incluir:
- Cabelo seco e queda de cabelo
- Unhas quebradiças
- Diminuição da visão e cegueira noturna
- Lábios rachados
- Dor de cabeça
- Sistema imunológico enfraquecido (aumenta a suscetibilidade a doenças infecciosas)
Sintomas de deficiência crônica de vitamina A
Se a deficiência persistir por um longo período de tempo, os sintomas pioram e podem ocorrer consequências graves para a saúde. Sintomas e consequências da deficiência crônica incluem:
- Cegueira
- Tonturas e náuseas
- Comprometimento do olfato e paladar
- Perda de apetite
- Pele e membranas mucosas secas e calejadas, bem como envelhecimento da pele
- Fraqueza muscular geral e fadiga
- Atrasos no crescimento em crianças
Possíveis doenças secundárias devido à deficiência de vitamina A
Além dos sintomas que já listamos, a deficiência de vitamina A também aumenta o risco de desenvolver certas doenças, como:
- Arteriosclerose
- Câncer
- Pedras nos rins
- Distúrbios de fertilidade ( infertilidade )
- Danos nos tecidos
Como é o diagnóstico de deficiência de Vitamina A?
O diagnóstico de deficiência de vitamina A é realizado por meio da combinação de avaliação clínica, exames laboratoriais e análise de fatores de risco do paciente. Clinicamente, o médico investiga sinais característicos, como cegueira noturna, ressecamento ocular (xerose) e alterações na pele.
Exames laboratoriais incluem a dosagem de retinol sérico, sendo níveis abaixo de 20 microgramas por decilitro indicativos de deficiência. Além disso, é avaliado o histórico alimentar, especialmente em populações de risco, como crianças, gestantes e pessoas com dietas pobres em alimentos ricos em vitamina A.
O tratamento pode consistir na suplementação direta da vitamina e na correção das causas subjacentes, além de ajustes na dieta para prevenir a recorrência.