Os sintomas que fizeram Preta Gil descobrir o câncer de intestino

Depois de finalizar as sessões de radioterapia e quimioterapia, a artista passou por cirurgia nesta semana

A cantora Preta Gil, que trata um câncer no intestino, passou por cirurgia para a retirada do tumor quarta-feira, 16. De acordo com o hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o procedimento transcorreu sem nenhuma intercorrência e ela se recupera na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“No momento, encontra-se acordada, em bom estado geral, com parâmetros clínicos normais, em cuidados pós-operatórios em Unidade de Terapia Intensiva. Segue em acompanhamento”, diz o boletim médico.

Preta gil
Créditos: reprodução/Instagram/pretagil

O diagnóstico de câncer de intestino

A cantora Preta Gil recebeu o diagnóstico de um câncer no intestino no dia 10 de janeiro após fazer um exame e colonoscopia. Esse exame é considerado ‘padrão-ouro’ para rastrear a doença. É introduzido uma aparelho com uma microcâmera no ânus do paciente. Isso permite que o médico examine todo o interior do intestino grosso.

Preta Gil recorreu ao exame depois de notar mudanças intestinais. No programa “Mais Você”, ela relatou os sintomas.

“Eu estava há uns seis meses com uma prisão de ventre absolutamente exagerada, dez dias sem ir ao banheiro, quando eu fazia as fezes com sangue, com muco, com um formato diferente, é muito importante falar sobre esse assunto e observar as fezes, pois pode dizer muito sobre a nossa saúde e organismo. Eu comecei a ter picos de pressão alta, muita dor de cabeça”, disse.

Principais sintomas do câncer de intestino

O câncer de intestino, também chamado colorretal, é aquele que envolve a parte inferior do sistema digestivo: o intestino grosso e o reto. Esse tipo de câncer é o terceiro mais diagnosticado no mundo todo.

Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência dos sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce. Os sinais e sintomas do câncer de intestino costumam aparecer quando o tumor já está avançado. Nessa fase, a pessoa pode apresentar:

  • Dor de estômago ou dores de gases frequentes
  • Mudança nos hábitos intestinais (prisão de ventre ou diarreia)
  • Sangue nas fezes
  • Fraqueza
  • Baixo nível de ferro, comumente com anemia (anemia por deficiência de ferro)
  • Fezes pretas ou de cor escura

A doença também pode levar à perda de peso inexplicada sem nenhum esforço. Ou seja, quando a pessoa não mudou a dieta ou não está fazendo atividade física, mas ainda assim está emagrecendo.