Paladar alterado? Este pode ser um sintoma de doença silenciosa

É bastante comum que pessoas com a condição manifestem alterações na percepção do sabor doce

O tema da associação entre diabetes e problemas de paladar vem ganhando relevância nos últimos anos, principalmente após a publicação de um estudo no Journal of Family Medicine and Primary Care em 2014. Seu ponto central era o caso de uma mulher de 50 anos que revelou uma alteração intermitente do paladar em diversos tipos de alimentos.

Os profissionais de saúde que avaliaram o caso não identificaram problemas óbvios dentro da boca da paciente nem sinais de neuropatia periférica. No entanto, um teste aleatório de nível de açúcar no sangue sugeriu que a diabetes poderia ser a causa dessas alterações no paladar. Tal distúrbio é comuns em várias condições, desde envelhecimento e gestação até deficiências nutricionais e diabetes.

Alteração no paladar pode ser provocada por doença crônica
Créditos: AntonioGuillem/istock
Alteração no paladar pode ser provocada por doença crônica

Como a diabetes pode alterar o paladar?

Nossa principal fonte de energia, a glicose, é diretamente afetada pela diabetes. Essa doença crônica pode dificultar o controle dos níveis de açúcar no sangue, o que gera um leque de complicações possíveis, como doenças cardíacas e renais, neuropatias e, claro, alterações no paladar. A sensação de doçura fica geralmente diminuída, enquanto os sabores amargos e ácidos costumam ser percebidos de forma alterada.

Pesquisas indicam que os nervos gustativos e as papilas gustativas podem ser afetados pela neuropatia e pela microangiopatia em pessoas com diabetes, respectivamente. Essas alterações na funcionalidade dessas estruturas explicam as percepções alteradas do paladar. A revista científica Nutrients publicou um estudo em 2020 que confirma esse quadro, relatando que é bastante comum que pessoas com diabetes manifestem alterações na percepção do sabor doce.

Quais outros sintomas podem ser associados à diabetes?

  • Sede excessiva
  • Urinação frequente
  • Fome constante
  • Fadiga
  • Visão embaçada
  • Feridas que demoram a cicatrizar
  • Formigamento nos membros