Pare de fazer planos para ‘quando eu emagrecer’

Associar a perda de peso com a felicidade pode ser só uma ilusão

Por: oquehouvecomacouve | Comunicar erro

Conheci uma mulher que estava adiando seu casamento há mais de 10 anos. Ela não tinha dúvidas sobre o amor do casal, mas simplesmente não admitia entrar na igreja ‘gorda daquele jeito’.

Por isso, há mais de uma década era consumida por dietas malucas, procedimentos estéticos e cirúrgicos e muita compulsão alimentar. O peso subia e descia, como era de se esperar, mas nunca estava baixo o suficiente pra ela comprar (e vestir) o tal do vestido branco.

Conheço mulheres que acreditam que só vão ser felizes quando emagrecerem. Só assim vão encontrar um amor, ter o emprego dos sonhos e viajar pro exterior.

mulher se pesando
Crédito: Rostislav_Sedlacek/istockMuitos que querem emagrecer colocam todas as expectativas em seu peso

Conheço gente, bastante gente inclusive, que acredita que as pessoas magras não têm problemas. Magras não têm depressão, não são demitidas, não têm baixa auto estima. Magras estão solteiras porque querem, magras não são traídas, magras não brigam com a mãe. Assim sendo, desejam a magreza desesperadamente. Afinal, quando ‘eu chegar lá’, também vou ser feliz, amada e realizada.

Perda de peso não é garantia de felicidade

O problema é que, na maioria das vezes, perder peso só faz você perder isso mesmo…. Peso

Não faz a sua vida mudar, não faz os seus problemas sumirem, não faz você amar seu corpo, seu marido e seus filhos. E também não faz todo mundo te amar.

Emagrecer não faz você ser mais inteligente, ou mais capaz. Não faz você ser automaticamente promovida. Emagrecer pode melhorar sua auto estima, e com isso fazer você se sentir melhor, mais bonita, mas isso não quer dizer que a sua vida vai se resolver.

Acreditar que ‘quando eu emagrecer’ tudo vai ser diferente, é a maior cilada, a chave pra frustração. E se você emagrecer e não conseguir o emprego dos sonhos? E se você emagrecer e o seu casamento não melhorar? E se você emagrecer e continuar deprimida? Ou ansiosa?

E agora? Se emagrecer não adiantou, o que pode adiantar? Está tudo perdido? O que eu faço agora?

Por isso, a dica é: pare de fazer planos pra quando você emagrecer. Faça planos pra agora! Faça planos para o final de semana, para as próximas férias, para quando sobrar um dinheirinho. Faça planos pra melhorar sua alimentação, para incluir uma atividade física no dia a dia, para beber mais água, para ter roupas que caiam bem no seu corpo.

Faça planos pra melhorar a sua vida agora, e não só pra quando (e se) você emagrecer.

Texto escrito por Luiza Mattar, autora do Blog O que houve com a couve?

1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …