Pare de fazer planos para ‘quando eu emagrecer’

Associar a perda de peso com a felicidade pode ser só uma ilusão

Por: oquehouvecomacouve Comunicar erro

Conheci uma mulher que estava adiando seu casamento há mais de 10 anos. Ela não tinha dúvidas sobre o amor do casal, mas simplesmente não admitia entrar na igreja ‘gorda daquele jeito’.

Por isso, há mais de uma década era consumida por dietas malucas, procedimentos estéticos e cirúrgicos e muita compulsão alimentar. O peso subia e descia, como era de se esperar, mas nunca estava baixo o suficiente pra ela comprar (e vestir) o tal do vestido branco.

Conheço mulheres que acreditam que só vão ser felizes quando emagrecerem. Só assim vão encontrar um amor, ter o emprego dos sonhos e viajar pro exterior.

mulher se pesando
Crédito: Rostislav_Sedlacek/istockMuitos que querem emagrecer colocam todas as expectativas em seu peso

Conheço gente, bastante gente inclusive, que acredita que as pessoas magras não têm problemas. Magras não têm depressão, não são demitidas, não têm baixa auto estima. Magras estão solteiras porque querem, magras não são traídas, magras não brigam com a mãe. Assim sendo, desejam a magreza desesperadamente. Afinal, quando ‘eu chegar lá’, também vou ser feliz, amada e realizada.

Perda de peso não é garantia de felicidade

O problema é que, na maioria das vezes, perder peso só faz você perder isso mesmo…. Peso

Não faz a sua vida mudar, não faz os seus problemas sumirem, não faz você amar seu corpo, seu marido e seus filhos. E também não faz todo mundo te amar.

Emagrecer não faz você ser mais inteligente, ou mais capaz. Não faz você ser automaticamente promovida. Emagrecer pode melhorar sua auto estima, e com isso fazer você se sentir melhor, mais bonita, mas isso não quer dizer que a sua vida vai se resolver.

Acreditar que ‘quando eu emagrecer’ tudo vai ser diferente, é a maior cilada, a chave pra frustração. E se você emagrecer e não conseguir o emprego dos sonhos? E se você emagrecer e o seu casamento não melhorar? E se você emagrecer e continuar deprimida? Ou ansiosa?

E agora? Se emagrecer não adiantou, o que pode adiantar? Está tudo perdido? O que eu faço agora?

Por isso, a dica é: pare de fazer planos pra quando você emagrecer. Faça planos pra agora! Faça planos para o final de semana, para as próximas férias, para quando sobrar um dinheirinho. Faça planos pra melhorar sua alimentação, para incluir uma atividade física no dia a dia, para beber mais água, para ter roupas que caiam bem no seu corpo.

Faça planos pra melhorar a sua vida agora, e não só pra quando (e se) você emagrecer.

Texto escrito por Luiza Mattar, autora do Blog O que houve com a couve?

Por: oquehouvecomacouve

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário oquehouvecomacouve da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …