Pneumonia do ‘pulmão branco’ se espalha após surto semelhante na China
A doença faz com que seus pulmões pareçam brancos no raio-X
Médicos em algumas partes dos EUA notaram um aumento nos casos de pneumonia pediátrica, alguns dos quais causados por mycoplasma, um tipo de pneumonia também observado atualmente na China, Dinamarca e Holanda.
Em Ohio, 145 casos em crianças com idades entre os 3 e os 14 anos apresentaram a doença desde agosto. Isto foi classificado como um surto devido ao número de casos estar acima da média.
Os principais tipos de patógenos que causam o surto foram identificados como streptococcus pneumoniae, adenovírus e mycoplasma pneumoniae.
- ‘Patrimônio do povo brasileiro’: o que você precisa saber sobre o SUS e seu impacto no Brasil
- Alura e Google abrem 180 mil vagas em curso gratuito de IA
- Etecs e Fatecs oferecem cursos gratuitos na área da construção civil
- 3 países baratos para brasileiros tirarem a viagem internacional do papel

Paneumonia por mycoplasma
A pneumonia por mycoplasma é frequentemente referida como “síndrome do pulmão branco” devido ao fato de fazer com que os pulmões pareçam brancos nas radiografias.
Também é conhecida como “pneumonia ambulante”, pois pode ser leve o suficiente para permitir que os pacientes continuem as atividades diárias.
Conforme relatado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que estava “monitorando” a situação na China e pediu às autoridades mais informações sobre o aumento das condições respiratórias.
As autoridades chinesas atribuíram o aumento a uma série de fatores, incluindo o fim das restrições da covid-19 , a chegada da estação fria e a circulação de agentes patogênicos como a gripe, o mycoplasma pneumoniae e o vírus sincicial respiratório (RSV).
Apesar do aumento de casos, não houve registro de morte. A maioria dos casos se recupera em casa e é tratada com antibióticos.