Por que tomar banho quente nesta época do ano pode prejudicar a sua pele?

Hábito aparentemente inofensivo pode ser um grande vilão nesses dias

25/03/2025 18:00

Hábito aparentemente inofensivo pode ser um grande vilão nesses dias – iStock/Ivan-balvan
Hábito aparentemente inofensivo pode ser um grande vilão nesses dias – iStock/Ivan-balvan - iStock/Ivan-balvan

A chegada do outono marca o fim do período de chuvas em determinadas regiões do Brasil – e, consequentemente, meses de estiagem e tempo seco. Esse cenário exige cuidados redobrados com a pele, que pode sofrer com ressecamento, irritações e alergias.

E um hábito aparentemente inofensivo pode ser um grande vilão nesses dias: tomar banho quente.

Em períodos de baixa umidade, o contato frequente com água quente pode intensificar a perda da barreira protetora da pele, tornando-a mais vulnerável a coceiras, descamações e até infecções. O calor excessivo elimina os óleos naturais responsáveis pela hidratação, favorecendo quadros de dermatite e desconforto cutâneo.

Mas como manter a pele saudável mesmo com o clima adverso?

Hidratação: sua aliada contra o ressecamento

Manter a pele nutrida é essencial. Aposte em hidratantes ricos em ureia, ácido hialurônico e óleos vegetais, que ajudam a formar uma película protetora, reduzindo a perda de água e devolvendo a maciez e a elasticidade natural da pele.

Áreas mais sensíveis, como lábios, mãos e pés, precisam de atenção especial. Além disso, beber bastante água é indispensável para manter a hidratação de dentro para fora.

Quanto tempo devo passar no Banho?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda banhos rápidos, entre 5 e 10 minutos, para minimizar danos à pele. Além disso, prefira sabonetes suaves e aplique o hidratante logo após o banho, aproveitando a umidade natural da pele para potencializar a absorção dos produtos.

Cuidar da pele vai muito além do banho

Além de evitar banhos quentes e garantir a hidratação, o uso diário de protetor solar é essencial – mesmo em dias nublados ou dentro de casa. Proteger a pele do ressecamento não é apenas uma questão estética, mas de saúde. Pequenos hábitos, como evitar banho quente, fazem toda a diferença para manter a pele bonita, equilibrada e resistente aos efeitos do tempo seco.

Outras dicas de saúde na Catraca Livre 

Estudos recentes indicam que q meditação aumenta a massa cinzenta do cérebro, especialmente em áreas relacionadas à aprendizagem, memória, regulação emocional. A prática pode ser a chave para melhorar a função cognitiva, atenção, memória, humor e reduzir níveis de estresse. Afinal, o que meditação é capaz de fazer com o seu cérebro?