Por que você não deveria colocar diversos alarmes para acordar
Entenda o motivo pelo qual você deve priorizar colocar apenas um despertador e como o uso de vários alarmes pode prejudicar sua saúde
Acordar com o som de múltiplos alarmes pode parecer uma estratégia para garantir que você não perca a hora, mas essa prática pode prejudicar mais do que ajudar.
Alguns especialistas na saúde do sono alertam que o uso frequente de vários alarmes interrompe o ciclo do sono, principalmente o estágio REM.
O sono REM (Movimento Rápido dos Olhos) é a última fase do sono, na qual ocorrem os sonhos mais vívidos e intensos. É crucial para a memória, criatividade e funções cognitivas, com atividade cerebral similar à de quando estamos acordados.
O que acontece com o sono ao utilizar vários alarmes?
O sono é dividido em quatro estágios, que vão se repetindo, sendo o REM o mais profundo e importante para o descanso mental e físico.
Quando você acorda repetidamente por causa do alarme ou por outro motivo, o ciclo do sono é quebrado, o que prejudica esse estágio.
Interromper o sono REM várias vezes pode causar inércia do sono, sonolência extrema, fadiga e até alterações de humor ao longo do dia.
Além disso, há um aumento dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, o que pode afetar a saúde a longo prazo, causando problemas como hipertensão.
Então o que você deve fazer?
Portanto, especialistas sugerem que o ideal é acordar com um único alarme e se levantar imediatamente, sem pensar muito.
O hábito de prolongar o momento de acordar ativa o mecanismo de “luta ou fuga” do corpo várias vezes, o que pode ser extremamente estressante.
Por isso, é recomendável ajustar o alarme para a hora exata em que precisa se levantar, evitando o estresse. Uma dica é colocar o despertador em outro cômodo da casa, o que vai te obrigar a levantar para desligar.