Poucos sabem, mas este vegetal ajuda a baixar a pressão arterial
Saiba qual é e como consumir o vegetal para ter esse benefício
Se você está procurando uma maneira natural e saborosa de melhorar o seu bem-estar, seu desempenho nos treinos e baixar os níveis de pressão arterial, a escolha por um certo vegetal pode ajudar.
Esse alimento, famoso por sua cor intensa e vibrante, carrega consigo uma gama de benefícios que vão desde a melhora da saúde cardiovascular, até o aumento da resistência durante a atividade física.
Estamos falando da beterraba. Seus benefícios para a saúde não são recentes, na verdade, desde a Grécia Antiga essa hortaliça era reconhecida por suas propriedades.
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Estes sinais podem indicar doença silenciosEste no fígado
- Estudo aponta exercícios de isometria para controlar a pressão alta
No entanto, novos estudos têm revelado sua real potência, atribuindo à beterraba a capacidade de ajudar na prevenção de doenças e até mesmo melhorar o desempenho atlético.
Como a beterraba pode contribuir para a sua saúde?
Seu impacto significativo na saúde se dá principalmente por conta dos pigmentos naturais conhecidos como betalaínas, responsáveis pelo tom forte e escuro, e que funcionam como poderosos antioxidantes.
Pesquisas realizadas na Itália evidenciaram que as betalaínas são capazes de combater células cancerosas do cólon em estudos laboratoriais.
Além disso, a beterraba é rica em nitratos, e ao contrário do que se possa pensar, o consumo de nitrato através de vegetais como a beterraba é extremamente benéfico.
As bactérias presentes em nossa boca transformam os nitratos em nitrito e depois em óxido nítrico, uma molécula poderosa que possui efeitos positivos em todo o corpo, como o aumento do fluxo sanguíneo para diversos órgãos.
Saúde arterial
Uma porção diária de suco de beterraba pode ter um impacto notável na pressão arterial, como revelado por um estudo.
Consumir duas beterrabas diariamente durante algumas semanas resultou em uma redução média da pressão arterial de aproximadamente 5 milímetros de mercúrio.
Essa diminuição, se mantida, pode ser suficiente para diminuir o risco de acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos em 10%.
Além disso, pesquisas indicam que a beterraba pode afetar a pressão arterial em poucas horas após o consumo. Isso ocorre porque o óxido nítrico induz a expansão dos vasos sanguíneos, facilitando o fluxo sanguíneo.
Melhora no desempenho esportivo
Se você é praticante de atividades físicas, a beterraba pode ser sua grande aliada. Pesquisas realizadas com atletas evidenciaram que o consumo deste alimento pode melhorar o desempenho esportivo.
O óxido nítrico, produto da transformação dos nitratos da beterraba no corpo, melhora o fluxo sanguíneo para os pulmões e músculos, resultando numa entrega mais rápida do oxigênio ao corpo durante o exercício.
De acordo com as pesquisas, o óxido nítrico ajuda a reduzir o consumo de oxigênio durante a atividade física, diminuindo o ritmo em que as pessoas chegam à exaustão.
Como resultado disso, foi comprovado que quem consome beterraba consegue correr mais rápido e apresenta menor taxa de esforço percebido.
Como consumir a beterraba para aproveitar seus benefícios?
Uma dica importante para quem deseja incorporar a beterraba em sua dieta é a maneira de preparo. Como os nitratos são solúveis em água, a fervura pode fazer o nutriente se perder no líquido de cozimento. Sendo assim, experimente consumir a beterraba crua, assada ou ingira através de sucos.
O Professor de Fisiologia Aplicada da Universidade de Exeter, Andy Jones, que já dedicou mais de 10 anos à investigação sobre a beterraba, aconselha o consumo de duas a três beterrabas médias, ou uma dose de suco de beterraba por dia, para realmente obter todos esses benefícios.