Prefeito de Miami é diagnosticado com coronavírus após ver Bolsonaro
O presidente brasileiro testou negativo para a doença
O prefeito de Miami, Francis Suarez, testou positivo para coronavírus nesta sexta-feira, 13, quatro dias depois após participar de um evento com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na Flórida (EUA). “Está confirmado que eu estou com coronavírus. Eu testei positivo”, disse ao jornal Miami Herald.
Suarez ficará em isolamento por duas semanas e informou que se sente saudável, mas que está preocupado com as pessoas que tiveram contato com ele nos últimos dias. Em comunicado, o prefeito pediu precaução a elas. “Se nós tivemos contato ou apertamos as mãos ou se eu tive tosse ou espirro perto de você desde a última segunda-feira, é recomendado que você fique isolado por 14 dias, mas você não precisa fazer o teste”, declarou.
O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) testou negativo para o novo coronavírus, segundo ele mesmo publicou em suas redes sociais.
- Saiba se é possível ter dengue e covid ao mesmo tempo
- Duas alterações faciais podem ser sintomas de nova variante da covid
- Filho atualiza estado de Carlos Alberto de Nóbrega, internado com covid-19
- Menino é diagnosticado com Strep A após sintoma pouco conhecido
Mais cedo, a rede norte-americana Fox News havia afirmado que o presidente teria testado positivo. O presidente esteve em contato com o chefe da Secretaria Especial de Comunicação (Secom), Fabio Wajngarten, que foi diagnosticado com o coronavírus, durante viagem aos EUA, onde se encontraram o presidente Donald Trump.
Na comitiva do governo brasileiro, também estavam sua esposa, Michelle, políticos e quatro membros do seu governo, como o chanceler Ernesto Araújo e o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.
Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
Ao declarar pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Organização Mundial da Saúde (OMS) adiantou que, nas próximas semanas, o número de casos, de mortes e o número de países afetados deve aumentar ainda mais.
A contenção do vírus é um desafio por conta da facilidade de transmissão. Ao tossir ou espirrar, uma pessoa infectada expele gotículas, que contaminam objetos e outras pessoas. Além disso, como trata-se de um vírus novo, nossos corpos ainda não possuem defesas naturais para enfrentá-lo.
Neste cenário, a prevenção é a melhor saída. Os cuidados são básicos e devem ser adotados por todo mundo, mesmo por pessoas que não se considerem exposta ao risco. Confira aqui as formas de prevenção.