Repórter corta açúcar da alimentação por 1 mês e conta como foi
Nesta quarta, 19, a repórter do Huffpost, Suzy Strutner, publicou matéria da série GIVING UP (Abrindo Mão), na qual profissionais se habilitam a abrir mão de algum hábito e relatam com foi a experiência.
Durante a quaresma, Strutner, resolveu deixar de lado alimentos com adição de açúcar. Ela diz ter pesquisado bem antes de parar.
O foco era comer alimentos que continham açúcar naturalmente, como frutas. Ela evitou certos pães, molho de tomate e maionese, que continham a adição do produto.
- Este sinal de câncer de pâncreas é detectado em 75% dos casos
- Bahia: 3 lugares baratos para viajar e se encantar
- Composição sanguínea do cordão umbilical explica o autismo
- Entenda a relação entre a queda de cabelo e falta de vitaminas
Suzy diz ter notado certas alterações de humor quando sentia muita vontade de comer doce, mas que as comidas naturalmente doces a ajudavam nesses momentos. Mas notou que a falta de açúcar a levou a comer mais alimentos como pizzas e batata frita.
Motivos para reduzir o consumo de açúcar
Segundo matéria do Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, um estudo da Stanford University School of Medicine, nos Estudos Unidos, apontou que o diabetes pode estar diretamente relacionado ao consumo desse alimento, independente do histórico, peso e do estilo de vida do indivíduo.
Ainda que a pesquisa não seja conclusiva, os nutricionistas indicam não ultrapassar a recomendação diária de açúcar, que é de 200 calorias em uma dieta de 2.000 calorias por dia. Veja algumas dicas de especialistas ao Minha Vida para reduzir o consumo:
- Corte o refrigerante: “Abolir o refrigerante da alimentação é a primeira e mais eficiente medida para reduzir o consumo de açúcar”, afirma a nutricionista Amanda Epifânio, do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen), em São Paulo.
- Escolha frutas como sobremesa durante a semana
- Evite alimentos processados: O gosto salgado dos alimentos processados, como a salsicha, esconde a quantidade exorbitante de açúcar que eles contêm. “A aparência atraente e brilhante se dá graças ao açúcar, que forma uma espécie de calda em volta deles”, alerta a nutricionista Amanda.
- Maneire na adição de açúcar em bebidas e alimentos: “Nosso paladar se adapta a determinados sabores e tende a rejeitar o que é diferente, por isso, reeduque-se para conhecer o verdadeiro gosto dos alimentos que, com o tempo, você começa a apreciar”, recomenda a nutricionista Maria Fernanda.Engane a vontade com chiclete sem açúcar
- Engane a vontade com chiclete sem açúcar: O sabor e a mastigação acabam enganando o desejo para muitas pessoas. “Só não é recomendado mascar chiclete de estômago vazio, pois isso leva à produção de ácido gástrico no estômago que, se estiver vazio, pode desencadear uma gastrite”, explica a nutricionista Amanda.
- Diminua o consumo de fast-food: Em alguns lugares, até mesmo a salada pode conter açúcar em função dos molhos que carregam. Para completar, a bebida que acompanha a refeição costuma ser suco de caixinha ou refrigerante, que são ricos em açúcar.
- Priorize refeições em casa: Mesmo comendo em restaurantes que preparam a comida na hora, não é possível saber quais alimentos levam açúcar e em que quantidade. Quando você cozinha, tem maior controle. “Não se esqueça de usar temperos naturais e buscar produtos o mais naturais possível”, recomenda a nutricionista Maria Fernanda.