Últimas notícias:

Loading...

Rita Lobo fala de ‘medicalização’ da comida após polêmica na web

Por: Redação

Ao falar sobre o modismo da alimentação “saudável”, a apresentadora Rita Lobo se envolveu em uma polêmica nas redes sociais. A repercussão foi tanta que ela respondeu comentários durante a semana inteira e, nesta sexta-feira, 17, foi à rádio Jovem Pan comentar o assunto.

ritalobo
Segundo Rita, dieta restritiva não é sinônimo de alimentação saudável

Tudo começou depois que a também autora de livros compartilhou uma receita de maionese. Em seu Twitter, ela recebeu sugestões de seguidores que não a agradaram e respondeu:

Rita, então, foi criticada na internet por ter usado o termo “distúrbio alimentar”. Mesmo assim, continuou publicando tuítes e explicações sobre o que ela quis dizer com a frase.

De acordo com a apresentadora, ser saudável não significa parar de consumir alimentos específicos – isso é considerado dieta restritiva. Ela, que faz o programa “Cozinha Prática” do GNT, ensina como preparar refeições sem produtos prontos de supermercados.

Mesmo depois de dois dias da discussão, Rita ainda continuou falando sobre o assunto. Veja os tuítes:

No programa “Morning Show” da Jovem Pan, ela falou sobre como a polêmica foi importante para trazer à tona um assunto de grande relevância e esclareceu o que é a “medicalização” da comida. “Em função dessa onda do funcional, de ficar escolhendo os alimentos em função dos ingredientes, surgiu esse novo distúrbio que trata o alimento como se fosse remédio”, justificou.

E ainda completou com uma frase simples e auto-explicativa: “Remédio é remédio, é ruim de tomar. Comida é comida, é gostoso de comer.”

Em diversos momentos, Rita menciona o “Guia alimentar para a população brasileira”, documento criado pelo Ministério da Saúde que ensina o que é uma alimentação saudável. Leia aqui.

  • Seguindo a alimentação mais saudável de Rita Lobo, também é possível diminuir o desperdício de alimentos. Veja aqui a reportagem especial do Catraca Livre sobre desperdício de comida e entenda a importância deste tema. 

Compartilhe:

Tags: #Nutrição