Saiba como fazer exames grátis de PSA para câncer de próstata

Exame, que colhe amostra de sangue, é um importante meio de diagnóstico da doença, mas não substitui o toque retal

Por: Redação | Comunicar erro
enfermeiro segurando um vidrinho de sangue
Crédito: jarun011/istockExame de PSA ajuda a detectar câncer de próstata e outras doenças

O Novembro Azul, campanha que visa esclarecer sobre a importância de prevenção ao câncer de próstata no país, promove uma série de ações voltadas aos homens. Uma delas oferece exames de PSA para câncer de próstata em São Paulo. Os primeiros 1.000 pacientes que se encaminharem a uma das unidades do Labi Exames (veja endereços abaixo) podem fazer gratuitamente o PSA Total.

O teste é, assim como o toque retal, um importante meio de prevenção, pois permite identificar lesões em fases precoces e diminuir a probabilidade de morrer por complicações da doença. É importante destacar, no entanto, que a dosagem do PSA não substitui o exame de toque.

“Os dois exames devem ser realizados no rastreio do câncer de próstata”, orienta o médico Octavio Fernandes. “Quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as chances de cura. Por isso é fundamental manter os exames de rotina em dia”, completa.

O exame de PSA faz a dosagem no sangue de antígenos específicos, produzido pela próstata.  Quando há alguma doença, como o câncer, a concentração dessa proteína pode estar aumentada.

ilustração da próstata
Crédito: MedicalArtInc/istockO PSA é uma proteína produzida pelas células da glândula da próstata

Além do câncer de próstata, outras condições que afetam o órgão também podem aumentar o nível de PSA. Inflamações, chamadas de prostatites, traumas, hiperplasia prostática benigna e até a ejaculação são alguns exemplos.

Como o exame é feito

Para a realização do exame de PSA, basta colher uma amostra de sangue do paciente. No geral, os médicos pedem a medição do PSA total, mas podem também a quantidade de PSA livre – ou seja, a quantidade que não está ligada à nenhuma proteína, se houver alterações nos resultados.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do tumor de pele não melanoma. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que serão mais de 68 mil novos casos da doença em 2018.

A Sociedade Brasileira de Urologia e a Associação Europeia de Urologia indica o rastreamento do câncer de próstata a partir dos 50 anos ou a partir dos 45 anos no caso de homens com histórico familiar da doença.

Veja os endereços do laboratório que oferece exames de PSA de graça:

Labi Exames Largo 13

Rua Barão do Rio Branco, 373, Santo Amaro

Labi Exames Centro

Avenida São Luis, 218, loja 1, República

Labi Exames Pinheiros

Rua dos Pinheiros, 1392, Pinheiros

Labi Exames Vila Mariana

Rua Domingos de Morais, 2104, Vila Mariana

Labi Exames Santana

Rua Voluntários da Pátria, 1801, Santana

1 / 8
1
03:53
Decisão da Anvisa deve liberar a maconha medicinal no país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou duas propostas que podem liberar a maconha para fins medicinais e científicos …
2
02:51
O que é o projeto Cuide-se
Em parceria com a ONG Horas da Vida, o Catraca Livre produz vídeos com especialistas para dar dicas de saúde. No …
3
02:18
Vacina contra a gripe é liberada para toda a população
O Ministério da Saúde estendeu a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população enquanto durarem estoques dos …
4
05:00
Quais os sintomas que a maconha pode trazer?
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os sintomas que o uso de …
5
03:19
Natureza contra a depressão
A depressão é uma das doenças mais comuns do mundo moderno em grandes cidades e a falta de contato com …
6
02:42
Reconheça facilmente os níveis da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os principais sinais da ansiedade. Esse vídeo …
7
03:20
Saiba o que é a doença “Pescoço de Texto”
Juliana Santos, Terapeuta Manual de dores crônicas e agudas fala sobre a doença de Pescoço de Texto. Esse vídeo faz parte …
8
05:29
Sinais de que o bebê vai nascer
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …