CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Saiba o que é Homeopatia e como surgiu

Terapia consiste em experimentar no homem saudável medicamentos que têm ação comprovada e verificar seu potencial de cura nos doentes

Por: Personare

Samuel Christian Hahnemann, médico alemão e fundador da Homeopatia, ao traduzir o livro “Matéria Médica”, do médico escocês Dr. Cullen, questionou a explicação do autor sobre como a planta quina curava a malária.

Ele resolveu tomar a quina e outros medicamentos que tinham ação comprovada e, após um tempo, desenvolveu sintomas semelhantes a tais doenças. Assim, surge o pilar onde repousa toda a Homeopatia: a experimentação no homem saudável.

HOMEOPATIA
Especialidade médica pode oferecer cura eficaz e segura – Foto: BigStock

Tratamento pelos semelhantes

Seu protocolo de pesquisa era simples e ousado. Seus amigos e seus filhos o acompanhavam nessas experimentações. Tomavam uma determinada substância e registravam tudo o que sentiam, incluindo sintomas físicos e mudanças no estado emocional. Depois, ele compilava os registros e via os sintomas que apareciam com mais frequência, anotava no que passou a ser a primeira “Matéria Médica Homeopática”, que é o livro no qual estão relacionados os remédios homeopáticos e seus efeitos em pessoas saudáveis.

Hahnemann começou a construir as bases de uma nova forma de tratar os pacientes, e escolhe o nome de Homeopatia, que é o tratamento pelos semelhantes. Por isso, a Homeopatia é simples, pois é um método de tratamento que tem sua origem na observação de fenômenos e não de teorias.

A experimentação no ser humano saudável é o primeiro passo na descoberta de novos remédios homeopáticos, que depois precisa ter confirmada sua ação em pessoas doentes. É uma terapia que está em constante evolução, baseada em princípios sólidos, percebidos por Samuel Hahnemann em suas observações práticas do que um medicamento pode causar numa pessoa saudável e, depois, do seu potencial de cura numa pessoa doente.

Continue aqui para ver outros artigos sobre tipos de terapia.

Texto produzido por Marcelo Guerra e publicado no Personare.

Compartilhe:

Por: Personare

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário personare da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
Atividades divertidas para entreter as crianças durante a pandemia de coronavírus
O isolamento social imposto pelo do novo coronavírus é um desafio para nós e para as crianças também. Com as …
2
Coronavírus: conheça novos sintomas que podem indicar que você está com covid-19
Se você acompanha o noticiário sobre o novo coronavírus com certeza já deve ter ouvido falar sobre os principais sintomas …
3
Depressão: tudo o que precisamos saber sobre a doença
Não se trata de frescura e nem de preguiça. Depressão é uma doença grave e incapacitante que atinge mais de …
4
Cloroquina vs coronavírus: o que a ciência diz sobre o uso do medicamento
Da noite pro dia a cloroquina que é usada principalmente no tratamento contra a malária e algumas doenças reumatológicas, se …
5
Barato: yoga online para você praticar em casa na quarentena
O que você tem feito para aliviar a pressão da quarentena? Você tem colocado o seu corpo em movimento?  Se …
6
4 dicas essenciais para você fazer home office na quarentena
Teve que transformar a sua casa em um ambiente de trabalho por conta da quarentena causada pelo coronavírus? Então, este …
7
Coronavírus: entenda o colapso do sistema de saúde e funerário do Equador
Quanto mais avança a contaminação pelo mundo, mais cenas trágicas e impactantes a pandemia de coronavírus acaba criando. Como é …
8
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …