Saiba quais são as 10 verduras mais saudáveis do mundo e coma melhor
Estudo de universidade americana aponta superalimentos ricos em nutrientes para o corpo humano
Uma pesquisa da Universidade William Paterson, em Nova Jersey (EUA), destacou uma lista de alimentos com alta densidade nutricional e aponta as 10 verduras mais saudáveis do mundo.
Conduzido pela professora associada de Sociologia, Jennifer Di Noia, o estudo analisou quais alimentos fornecem 10% ou mais de 17 nutrientes essenciais para o corpo humano, como fibras, potássio, proteínas, cálcio, folato, vitamina B12, vitamina A e vitamina D, por porção de 100 calorias.
O ranking dos superalimentos
Jennifer Di Noia e sua equipe avaliaram a densidade nutritiva de 41 alimentos, calculando a quantidade presente de 17 nutrientes essenciais em relação ao número de calorias em cada item. Sem surpresas, apenas vegetais verdes lideram o top 10 do estudo.
- Consumo deste alimento provoca queda de cabelo, sugere estudo
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- Como adotar hábitos saudáveis e controlar a diabete tipo 2
- 7 legumes que ajudam a controlar o diabetes
O ranking levou em conta a proporção de vitaminas, fibras e outros componentes saudáveis em relação ao número de calorias.
Abaixo, veja os alimentos que encabeçam o ranking:
- Agrião
- Repolho chinês
- Acelga
- Folha de beterraba
- Espinafre
- Chicória
- Alface
- Salsinha
- Alface-romana
- Couve
Estes superalimentos foram selecionados com base em suas altas concentrações de nutrientes essenciais, ficando no topo da escala quando se trata de base nutricional saudável. Pois é… As verduras brilharam no ranking.
Os benefícios das verduras mais saudáveis do mundo
Cada alimento da lista carrega a sua própria gama de nutrientes. O agrião, ocupando o primeiro lugar e fornecendo 100% dos nutrientes necessários para uma dieta diária de 100 calorias, é rico em vitamina C e A, além de possuir ferro, potássio, magnésio, cálcio e componentes antioxidantes.
O segundo lugar é do repolho chinês, fonte de vitamina B9 (ácido fólico, importante para a formação do sangue), vitaminas A e C e cálcio.
A lista continua com a acelga, rica em vitaminas B e C, além do betacaroteno, e com a folha de beterraba e o espinafre, ambos notáveis por sua alta concentração de nutrientes essenciais.
Apesar de não aparecem no top 10, as frutas também são consideradas saudáveis, como o limão, que ocupa o 28º lugar. Além do morango (30º lugar), laranja (33º lugar) ou amora (38º lugar).
Alimentos ricos em nutrientes X saúde
Segundo a professora Di Noia, conhecer a densidade nutritiva dos alimentos pode auxiliar em uma melhor seleção de itens mais ricos em nutrientes, beneficiando a saúde e bem-estar das pessoas.
Os benefícios desses alimentos vão desde desintoxicação do corpo, como o agrião, até a prevenção de doenças cardiovasculares, como a couve.
Incorporar esses alimentos ricos em nutrientes na dieta diária pode auxiliar na manutenção da saúde do corpo humano e na prevenção de diversas doenças.