Últimas notícias:

Loading...

Aumento de casos de sarampo acende alerta em São Paulo

A doença é altamente contagiosa, mas pode ser evitada com a vacinação

Por: Redação

O estado de São Paulo está em alerta para os casos de sarampo. O mais recente diagnóstico da doença foi registrado na capital paulista. Trata-se de caso autóctone – em que o indivíduo contrai a doença no próprio estado, sem viajar ao exterior e sem ter contato com um viajante.

Outros 25 casos estão em investigação. Dois deles são da cidade de Santos, no litoral de São Paulo. Em nota, a prefeitura informou que  aguarda o resultado de exames laboratoriais.

sarampo
 Casos de sarampo geram alerta para possíveis novos surtos

A cobertura vacinal contra a doença vem caindo nos últimos anos no Brasil, o que aumenta a preocupação com o risco de novos surtos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), apenas 75% das crianças parte do público-alvo foram imunizadas em 2021, sendo que a meta é 95%.

Também no ano passado, São Paulo teve cinco casos confirmados no primeiro trimestre.

Campanha e vacinação

Com o vírus em circulação em território nacional, a secretaria reforça a importância da vacinação para frear o vírus. No momento uma campanha está em andamento na cidade de São Paulo.

Deverão ser vacinadas as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos. Profissionais de saúde e nascidos a partir de 1960 também poderão atualizar a situação vacinal.

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h.

Compartilhe:

?>