Saúde à mesa: aplicativo gratuito ensina a cultivar horta em casa

Por: Silvia Melo Comunicar erro

Está cozinhando um feijão e já recorre à própria plantação de alho. Vai fazer uma sopa e tem salsinha e cebolinha à mão. Quem não deseja essa comodidade? Além da praticidade, cultivar temperos e ervas aromáticas em casa proporciona muito mais saúde e economia.

Para quem acha difícil ter uma horta e nem sabe por onde começar, o aplicativo Plantit – Horta em Casa (disponível para os sistemas Android e iOS) ajuda nessa empreitada dando dicas de plantio, tipo de solo, melhor estação para plantar, como controlar pragas, etc.

O app foi desenvolvido por uma empresa portuguesa, que utilizou uma técnica de agricultura biológica para desenvolver as dicas. A ferramenta mostra que é possível cultivar alho, coentro, rúcula e até morango, tudo no conforto do seu lar.

Abaixo, seguem as dicas do Plantit para quem quer cultivar alface:

Apesar do seu valor nutritivo baixo, a alface deve ser apreciada pelas suas qualidades dietéticas, sendo rica em vitamina A, B, B2, C e E e em sais minerais como cálcio e ferro.

Dicas Para Cultivo:

A alface é muito fácil de cultivar. Não gosta de tempo quento, por isso nos meados do Verão gosta de ter uma sombra parcial. Prefere um solo que retenha a umidade para evitar que sequem.

Plantar: Todo o ano.

Colheita – depende da variedade escolhida mas pode ser feita um mês após a plantação (variedades de Verão) ou 2-3 meses (variedades de Inverno).

Rega – O solo deve ser mantido bem fresco mas não encharcado.

Veja a lista completa de hortaliças e frutas que o Plantit ensina a cultivar:

Agrião-do-jardim,
– Alface
– Alho
– Alho-francês
– Beringela
– Beterraba
– Brócolos
– Cebola
– Cenoura
– Chicória
– Couves
– Abobrinha
– Ervilha
– Espinafre
– Feijão-verde
– Pimento Malagueta
– Rabanete
– Rúcula
– Tomate
– Morango
– Cebolinho
– Coentros
– Hortelã
– Manjericão
– Oregãos
– Salsa
– Tomilho

1 / 8
1
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
2
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
3
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
4
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
5
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
6
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
7
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
8
03:59
Quais sintomas o álcool pode trazer?
O álcool é usado mundialmente, desde a antiguidade. Mas como saber se o seu uso, está nos afetando? Hoje, o Dr. …