Senado vai debater maconha medicinal na próxima semana
Se for aprovada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH), a sugestão passa a tramitar como projeto de lei
O uso da maconha para fins medicinais no Brasil será tema de uma audiência pública na próxima terça-feira, 9, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH). A informação foi adiantada pela assessoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) ao portal Sechat.
Vieira é autor do pedido de realização da audiência pública para discutir o projeto que estabelece regras para fiscalização, regulação e tributação da maconha para fins terapêuticos. Se for aprovada pela CDH, a sugestão passa a tramitar como projeto de lei.
Na audiência, será debatida proposta de estabelecer um marco regulatório abrangente relativo à maconha medicinal e também a emissão de licenças de cultivo e manipulação de cânhamo industrial e de autorizações de produção de sementes.
- Fogaça volta a falar sobre tratamento de filha à base de maconha
- CBD e Setembro Amarelo: como a cannabis medicinal ajuda a salvar vidas
- Henrique Fogaça revela que filha faz tratamento à base de maconha
- Cannabis medicinal auxilia rendimento de atletas nas Paralimpíadas
O Sechat teve acesso com exclusividade à lista dos convidados para falar na audiência pública. Entre eles, está o diretor presidente William Dib, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o médico oncologista Drauzio Varella. Confira todos os nomes neste link.
Variedade de Cannabis
Existem mais de mil variedades de Cannabis, com diferentes teores das substâncias canabidiol (CBD) e tetra-hidrocanabinol (THC). A droga é utilizada como analgésico, anti-inflamatório, anticâncer, estimulador de apetite, anticonvulsivante e antiemético (para o alívio de enjoos).