Serviços oferecidos pelo SUS que provavelmente você não sabia
De medicamentos a transporte para tratamento, saiba alguns dos serviços a que todo cidadão tem direito pelo SUS
A maioria das pessoas que recorre ao SUS vai atrás de consultas médicas, curativos e vacinas. Mas a lista de serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde é extensa e talvez você não a conheça na totalidade.
O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos.
Como é um sistema público, qualquer cidadão pode utilizar esses serviços, independente da sua condição financeira.
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
Até mesmo turistas estrangeiros que estiverem no país e precisarem de atendimento médico podem procurar uma unidade de saúde.
Veja abaixo alguns dos serviços oferecidos pelo SUS:
Práticas Integrativas e Complementares (PICS)
Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso a Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Os tratamentos utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para curar e prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão.
São elas:
- Apiterapia
- Aromaterapia
- Arteterapia
- Ayurveda
- Biodança
- Bioenergética
- Constelação familiar
- Cromoterapia
- Dança circular
- Geoterapia
- Hipnoterapia
- Homeopatia
- Imposição de mãos
- Medicina antroposófica/antroposofia aplicada à saúde
- Medicina Tradicional Chinesa – acupuntura
- Meditação
- Musicoterapia
- Naturopatia
- Osteopatia
- Ozonioterapia
- Plantas medicinais – fitoterapia
- Quiropraxia
- Reflexoterapia
- Reiki
- Shantala
- Terapia Comunitária Integrativa
- Terapia de florais
- Termalismo social/crenoterapia
- Yoga
Tratamento odontológico
A atenção em saúde bucal no SUS busca garantir acesso a serviços odontológicos de forma gratuita. Recentemente, o Governo Federal incluiu a Política Nacional de Saúde Bucal, também conhecida como Brasil Sorridente, na Lei Orgânica da Saúde.
Com isso, o acesso a atendimento odontológico no Sistema Único de Saúde (SUS) se tornou obrigatório e a saúde bucal passou a ser um direito de todos os brasileiros, garantido por lei.
Esse serviço é ofertado em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais.
São realizados procedimentos de média complexidade, como atendimento preventivo, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, tratamento de canal e recuperação dentária.
Tratamento para o tabagismo e dependência da nicotina
O Sistema Único de Saúde oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar, com medicamentos como adesivos, gomas de mascar (terapia de reposição de nicotina) e o medicamento bupropiona.
Informações podem ser obtidas em qualquer um dos 43 mil postos de saúde disponibilizados no Brasil ou pelo Disque Saúde 136.
Prevenção ao câncer de colo de útero
O SUS também oferece exame preventivo do câncer de colo do útero, para detecção de lesões ainda em fase inicial.
O exame é ofertado nas Unidades Básicas de Saúde e é voltado para mulheres de 25 a 64 anos, que já tiveram algum tipo de relação sexual.
Mamografia
As mulheres também podem fazer mamografia de rastreamento pelo SUS. O exame é indicado para mulheres de 50 a 69 anos sem sinais e sintomas de câncer de mama, a cada dois anos.
DIU de cobre
O disponibilidade de dispositivo intrauterino (DIU) e é ofertado gratuitamente pelo SUS como parte do programa de saúde familiar.
O DIU de cobre é um método contraceptivo não-hormonal que tem duração de 10 anos.
Fornecimento de medicação para o tratamento de hipertensão e diabetes
Pacientes diabéticos também têm acesso ao tratamento gratuito pelo SUS. São fornecidos três tipos de medicamentos orais e dois tipos de insulinas.
O SUS também oferece, de graça, tratamento, acompanhamento e medicamentos para controle da hipertensão.
Medicamentos gratuitos
É possível obter uma série de medicamentos pelo Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB). Para isso, basta deve comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do Programa Farmácia Popular do Brasil, apresentando um documento oficial com foto e número do CPF e a receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares.
Veja a lista de medicamentos aqui.
Fraldas geriátricas para incontinência
O paciente deverá ter idade igual ou superior a 60 anos ou ser pessoa com deficiência, e deverá apresentar prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso de fralda geriátrica.
Em caso de paciente acamado, um representante legal de um paciente pode encaminhar-se até um estabelecimento credenciado para ter acesso às fraldas.
Curso gratuito sobre o uso de plantas medicinais
O curso online está disponível no site do Sistema Único de Saúde (AVASUS) e é totalmente gratuito. Trata-se de uma capacitação para o uso seguro das plantas medicinais e fitoterápicas. Embora seja voltado a Agentes Comunitários de Saúde, o curso é aberto a todos os interessados.
Transporte para tratamento
Nem todo mundo sabe, mas os pacientes que não conseguem se deslocar por meios próprios para qualquer tratamento, pode contar com o transporte oferecido pelo SUS. Este transporte é realizado em parceria com as secretarias de Saúde do estado ou do município.