Sinais de que o inchaço pode ser sintoma de câncer
Embora as causas do inchaço do estômago sejam em sua maioria benignas, é preciso observar os demais sintomas
Inchaço pode ser um sintoma de várias condições de saúde. Geralmente é causado pelo acúmulo de líquido, gases, inflamação ou aumento do tamanho de órgãos, tecidos ou outras estruturas. Algumas vezes, a condição pode ser um dos sintomas de câncer.
Os cânceres mais comuns que podem causar esse desconforto são os cânceres de ovário, pâncreas e intestino.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Embora possa ser difícil distinguir entre o inchaço normal desencadeado por algo como dieta e inchaço causado por câncer, observar outros sintomas pode ajudar.
Sintomas que podem surgir com o inchaço
No câncer de ovário, o inchaço abdominal costuma ser um dos primeiros sinais, mas outros sintomas podem ocorrer, como dor de barriga, perda de apetite, sensação de saciedade rapidamente após as refeições e necessidade de fazer xixi com mais frequência.
O câncer de pâncreas também causa inchaço, e a pessoa se sente cheia rapidamente após as refeições, com muitos gases e arrotos. Também é comum outros sintomas como cansaço, amarelecimento da pele e dos olhos, sensação de calor e calafrios.
No câncer de intestino, o tumor pode causar obstrução intestinal, causando cólicas na barriga, náuseas, vômitos, inchaço e distensão. Outros sinais reveladores desse tipo de câncer são mudanças intestinais, perda de peso não intencional e fezes com sangue.
Na presença desses sintomas e de inchaço persistente é fundamental consultar um médico para um diagnóstico adequado. O profissional de saúde poderá realizar exames e investigar a causa do inchaço para determinar o tratamento apropriado.