Sinais menos óbvios que podem surgir no início da gravidez
As mudanças hormonais causam diversas alterações no corpo da mulher, que pode perceber alguns sinais antes mesmo do atraso menstrual
Menstruação atrasada é um dos sinais mais óbvios de gravidez, no entanto, existem outros que nem todo mundo conhece.
O gatilho para a maioria dos sintomas é HCG (Gonadotrofina Coriônica humana), o chamado hormônio da gravidez.
Ele é produzido primeiro pelo óvulo fertilizado e depois pela placenta e é responsável pelo início e manutenção da gravidez.
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
- Tottenham x Liverpool: Aposte na odd 5.00 para Salah marcar primeiro
- Você sabia que estes temperos podem reduzir o risco de Alzheimer e melhorar a sua memória?
O HCG também promove a produção de outros hormônios, como estrogênio e progesterona.
Com essas mudanças hormonais, tudo no corpo da gestante se ajusta para o desenvolvimento do embrião. É por isso, os sinais tão conhecidos de gestação, como espinhas, desejos e náuseas.
Quais os sinais mais comuns de gestação?
Seios sensíveis
No início da gestação os seios podem ficar mais sensíveis ao toque do que o normal ou até doloridos. Isso ocorre porque o hormônio prolactina prepara a mama para a futura amamentação logo no início.
Atraso menstrual
O atraso menstrual é um dos primeiros e mais comuns sinais de gravidez. Mas é importante observar que outros fatores, como estresse, mudanças hormonais ou problemas de saúde, também podem causar atraso menstrual.
Portanto, é fundamental realizar um teste de gravidez para confirmar a gestação.
Náuseas com ou sem vômitos
O enjoo matinal, que pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite, geralmente começa de um a dois meses após a gravidez. No entanto, algumas mulheres sentem náuseas antes e algumas nunca as sentem.
Aumento da micção
A vontade de urinar com mais frequência é um sintoma do início da gravidez. Isso geralmente se dá por conta do aumento da quantidade de sangue no corpo da gestantes. Para processar esse fluxo maior, os rins precisam produzir mais fluidos, que acabam na bexiga.
Fadiga
A fadiga também está entre os primeiros sintomas da gravidez. Ninguém sabe ao certo o que causa sonolência durante o primeiro trimestre da gravidez. No entanto, um rápido aumento nos níveis do hormônio progesterona durante o início da gravidez pode contribuir para a fadiga.
Sinais menos óbvios de gravidez
- Sangramentos leves e cólicas: pequenos sangramentos e cólicas podem ocorrer quando o óvulo fertilizado se implanta no útero.
- Alterações no humor: mudanças hormonais podem causar variações de humor, ansiedade ou irritabilidade.
- Aumento da sensibilidade olfativa: o olfato aguçado é comum no início da gravidez e pode fazer com que certos cheiros se tornem desagradáveis.
- Congestão nasal: as mudanças hormonais podem causar inchaço nas vias nasais, levando à sensação de nariz entupido.
Quando os sinais de gravidez desaparecem?
O corpo feminino gradualmente se acostuma com as novas modificações. O equilíbrio hormonal se estabiliza. E assim a maioria dos sinais de gravidez, especialmente os sintomas desagradáveis, diminuem gradualmente.
No entanto, alguns sintomas de gravidez que só desaparecem após o nascimento.
É importante, sobretudo, saber que cada corpo é diferente, nenhuma gravidez é idêntica e cada mulher reage de forma diferente durante a gestação.
Assim, é importante procurar um médico para o acompanhamento.