Sinal de doença cardíaca geralmente aparece pela manhã

O aumento do hormônio do estresse, que atinge seu pico pela manhã, pode explicar esse sintoma

Você provavelmente conhece alguns dos sintomas mais “clássicos” de doenças cardíacas, como a dor no peito ou falta de ar. No entanto, um sinal específico costuma aparecer pela manhã.

De acordo com um estudo publicado na revista Circulation Research, as arritmias cardíacas são muito mais comuns imediatamente após acordar.

O que é arritmia cardíaca?

A arritmia cardíaca é um batimento cardíaco irregular. Ela ocorre quando os sinais elétricos que dizem ao coração para bater não funcionam corretamente.

O coração pode bater muito rápido ou muito lento. Ou o padrão dos batimentos cardíacos pode ser inconsistente.

O tratamento da arritmia cardíaca pode incluir medicamentos, dispositivos como marca-passos ou cirurgia.

Arritmia cardíaca pode aparecer logo pela manhã por conta do aumento do cortisol
Créditos: Hriana/DepositPhotos
Arritmia cardíaca pode aparecer logo pela manhã por conta do aumento do cortisol

Tipos de arritmia

  • Taquicardia é um batimento cardíaco acelerado. A frequência cardíaca é superior a 100 batimentos por minuto.
    Bradicardia é um batimento cardíaco lento. A frequência cardíaca é inferior a 60 batimentos por minuto.

Sintomas de arritmia

  • Uma sensação de vibração no peito
  • Um batimento cardíaco acelerado
  • Um batimento cardíaco lento
  • Dor no peito
  • Falta de ar

O que provoca arritmia pela manhã?

De acordo com a pesquisa, esses distúrbios do ritmo cardíaco estão ligados ao aumento natural do hormônio do estresse, o cortisol, que atinge seu pico no sangue logo pela manhã.

Num estudo com ratos, investigadores do Imperial College London descobriram que o cortisol se liga a uma proteína específica na superfície das células cardíacas.

A proteína move-se para uma parte diferente da célula, onde influencia os genes que controlam a facilidade com que as células do coração transportam os sinais elétricos que lhes dizem para bater.

À medida que a atividade dos genes muda, os impulsos elétricos para o coração tornam-se menos regulares e mais caóticos, levando a ritmos cardíacos anormais ou arritmia.

O ritmo circadiano, ou dia-noite, do cortisol é afetado pelo sono, com um aumento no cortisol poucos minutos antes do indivíduo acordar.

Quando consultar um médico?

Se você sentir que seu coração está batendo muito rápido ou muito devagar, ou está acelerando, marque uma consulta com um cardiologista para um exame de saúde. 

Um tipo de arritmia chamada fibrilação ventricular pode causar uma queda dramática na pressão arterial. Isso pode fazer com que a pessoa caia no chão em segundos. 

A fibrilação ventricular é a causa mais frequente de morte súbita cardíaca. É, portanto, uma emergência que requer ajuda médica imediata.