Síndrome da Boca Ardente: jovem fala sobre a doença no TikTok

Condição sem cura provoca sensação de queimação e muito desconforto

Um  jovem chamada Alyssa, de 24 anos, usa seu perfil no TikTok para conscientizar sobre uma condição rara chamada Síndrome da Boca Ardente.

Ela foi diagnosticada em 2019 com o distúrbio que causa sensação de queimação, dificuldade para engolir, além de deixar sua língua com a coloração amarela.

Jovem foi diagnosticada com síndrome da Boca Ardente, condição rara que causa sensação de queimação
Créditos: reprodução/Instagram/fenceofexistence
Jovem foi diagnosticada com síndrome da Boca Ardente, condição rara que causa sensação de queimação

Moradora de Nova York, nos EUA, Alyssa disse que o primeiro sintoma que notou foi  uma leve sensação de formigamento na ponta da língua. Em princípio, ela pensou que havia queimado a língua, mas logo a sensação começou a se espalhar por toda a boca.

Depois de semanas, ela continuava com o desconforto e com a língua vermelha brilhante, além de sentir boca seca, dentes doloridos e um gosto metálico na boca.

Foi então que ela procurou um médico,  que investigou o caso e diagnosticou a síndrome.

@fenceofexistence

That nonchalant diagnosis wrecked me #diagnosis #incurable #burningmouthsyndrome #chronicpain

♬ original sound – Ponyboi1.0

Condição sem cura

A condição de Alyssa não tem cura, mas é tratável. Os médicos receitaram a ela um enxaguante bucal composto de clonazepam, que é feito especificamente para a síndrome da boca ardente, e outro remédio oral.

No caso dela, a medicação não funcionou e ela ainda enfrenta os sintomas.

A jovem contou que muitos não a compreendem e acham exagero quando ela diz pessoas que sua língua parece estar pegando fogo. “Eu me senti incompreendida e ainda me sinto, pois só aqueles com essa síndrome realmente sabem como isso é agonizante”, contou ela.