Sintomas de câncer de cabeça e pescoço que você não deve ignorar
Esse tipo de câncer é o quinto mais incidente no Brasil, causando cerca de 10 mil mortes ao ano
O câncer de cabeça e pescoço refere-se ao câncer que pode ocorrer na boca, pescoço, garganta ou face. Também pode envolver a mandíbula, língua, laringe, glândulas salivares, nariz e seios da face.
O tipo mais comum de câncer de cabeça e pescoço é o câncer de boca. É responsável por cerca de 90% dos casos. Tipos mais raros desse câncer geralmente envolvem as glândulas salivares.
Apesar de tantas áreas na cabeça e pescoço que podem ser afetadas, esse tipo de câncer não é tão conhecido quanto outras formas da doença. Portanto, os sintomas desse tipo de câncer muitas vezes podem ser descartados ou confundidos com outras condições de saúde menos graves.
- Estudo aponta para fator que aumenta em 31% o risco de demência
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Depressão nos homens: entenda por que os sintomas podem ser diferentes dos das mulheres
- Gordura no fígado: conheça os sinais que o corpo apresenta
Veja abaixo alguns dos principais sinais e sintomas aos quais você deve estar ciente.
Sintomas de câncer de cabeça e pescoço
Os principais sintomas vão depender da localização onde o tumor se desenvolver, podendo iniciar como um nódulo no pescoço, dor ou dificuldade de engolir, falta de ar, rouquidão persistente, sangramento, um machucado que não cicatriza na boca, na língua ou no lábio.
É importante observar que esses sinais e sintomas são comuns em diversas outras doenças. Apresentá-los não significa, necessariamente, a presença de câncer. No entanto, ao notar qualquer desses sintomas de forma persistente, é importante procurar um médico para uma avaliação. O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento do câncer de cabeça e pescoço.
Fatores de risco
Os principais fatores de risco para câncer de cabeça e pescoço estão relacionados a hábitos evitáveis, como tabagismo e consumo de álcool. O risco aumenta significativamente quando ambas práticas se combinam.
Alguns tipos de papiloma vírus humano (HPV) também podem causar câncer de cabeça e pescoço, especialmente na região da boca (garganta).
Além disso, a falta de higiene bucal, a presença de doenças bucais crônicas como a periodontite e a falta de atenção a problemas dentários podem aumentar o risco de câncer de boca e língua.
Pessoas que receberam radiação anterior na cabeça e pescoço, como tratamento para outro câncer ou condições médicas, também podem ter um risco maior de desenvolver câncer nessas áreas.
A presença de um ou mais fatores de risco não garante que uma pessoa venha a desenvolver câncer de cabeça e pescoço, mas aumenta as chances. Adotar um estilo de vida saudável, deixar de fumar, reduzir o consumo de álcool e manter uma boa higiene oral são medidas importantes para reduzir o risco.