Sintomas de trombose que a funkeira MC Katia teve antes de morrer

Médicos chegaram a amputar parte da perna da cantora dias antes por problemas de circulação

15/08/2023 01:00

MC Katia, pioneira no funk carioca, morreu no domingo,13, aos 47 anos, devido a complicações após uma cirurgia para a remoção de um mioma no útero em julho. A operação levou à formação de uma trombose, condição que resultou na amputação de partes do joelho e do pé da cantora.

De acordo com o portal Splash do UOL, após a trombose, houve o diagnóstico de uma isquemia – um estado no qual o fluxo sanguíneo para o coração é reduzido de forma acentuada, reduzindo a oferta de oxigênio para o órgão.

Funkeira MC Katia morreu após sofrer trombose e ter a perna amputada
Funkeira MC Katia morreu após sofrer trombose e ter a perna amputada - reprodução/Instagram//mckatiaafiel/

O que é trombose e o que a causa?

A trombose ocorre quando um coágulo ou trombo se forma, bloqueando a circulação sanguínea em veias profundas – condição que tende a ocorrer principalmente na região das pernas, gerando inchaço e dor. Caso o trombo se solte, pode ser transportado para outras partes do corpo – como o pulmão – causando embolia e possivelmente a morte.

Como é possível a prevenção?

Trombose pode ocorrer em decorrência de cirurgias, lesões ou pela falta de mobilidade prolongada. A condição é especialmente comum após cirurgias ortopédicas, oncológicas e ginecológicas. Mas alguns indivíduos apresentam maior risco.

Pessoas com mais de 50 anos, obesidade, fumantes, mulheres que fizeram uso de anticoncepcionais ou reposição hormonal e aqueles que possuem câncer ou passaram muitos dias imobilizados, são grupos de risco mais acentuado para a condição. Outro grupo vulnerável são os pacientes que possuem trombofilias.

Sintomas a ficar atento para detecção da trombose

A trombose pode ser assintomática ou apresentar sintomas extremamente sutis. Segundo o Ministério da Saúde, alguns deles são:

  • Dor diferente da experimentada no pós-operatório;
  • Aumento da temperatura na região dolorida;
  • Vermelhidão;
  • Rigidez muscular no local de formação do trombo;
  • Respiração curta e rápida, palpitações, possibilidade de desmaio;
  • Tosse com presença de sangue.