Sintomas do câncer colorretal diagnosticado no cantor Conrado
Artista passou por cirurgia em São Paulo para a retirada do tumor
O cantor Conrado, marido da ex-paquita Andréa Sorvetão, foi diagnosticado com câncer colorretal e passou por cirurgia no domingo, 02. Em suas redes sociais, ele e esposa publicaram um comunicado informando os detalhes.
“Eu e Conrado estamos em SP gravando o projeto Canta Comigo 5, e de repente, Conrado começou a não se sentir bem, na hora oportuna daremos mais detalhes”, disse na nota.
O artista, então, precisou fazer colonoscopia, endoscopia, exame de sangue, ressonância e Pet Scan. “Foi encontrado um tumor maligno no final do reto”, informou o casal.
- 10 belas estações de trem da Europa que valem a visita
- Disney On Ice estreia em POA com desconto especial na primeira noite!
- Medicamento pode prolongar a vida de pacientes com câncer de mama
- Esta bebida pode reduzir gordura no fígado em até 75%
Câncer colorretal
O câncer colorretal é também conhecido como de cólon, de reto ou de intestino por englobar todos os tumores que surgem tanto no intestino grosso (cólon), como no reto ou no ânus.
No Brasil, por ano, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) indica o surgimento de 44 mil novos casos desse tipo de câncer, com 70% concentrados nas regiões Sudeste e Sul.
Diariamente o Sistema Único de Saúde (SUS) registra em média 265 internações de brasileiros em decorrência de complicações da doença. Os dados são da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).
Esse tipo de câncer geralmente começa com pequenas lesões ou formações na parede interna do órgão.
Quanto mais cedo descobrir a doença, maior a possibilidade de intervenção e cura. Os sintomas, no entanto, podem demorar a surgir. Geralmente, passam despercebido por bastante tempo. Quando eles aparecem, pode incluir:
- Dor na região do estômago
- Sangue nas fezes
- Mudanças nos hábitos intestinais
- Fraqueza e fadiga
- Perda de peso sem causa aparente
- Mudanças nos hábitos intestinais
É importante dizer que existem outras doenças que apresentam sintomas semelhantes aos citados acima. E manifestar alguns desses sinais não necessariamente quer dizer que você tem câncer. É preciso consultar um médico, que pedirá exames para investigar as causas.
O exame diagnóstico e preventivo para o câncer de intestino, a colonoscopia, deve ser feito a partir dos 50 anos de idade. Porém, pessoas com casos da doença na família devem começar a fazer exame mais cedo.