Últimas notícias:

Loading...

Quais os sintomas mais comuns observados no surto de hepatite?

Mais de 20 países já registraram casos da doença em crianças

Por: Redação

Os casos de hepatite aguda de origem desconhecida em crianças só aumentam em todo o mundo nos últimos meses. O surto provocou a morte de pelo menos uma criança e 17 transplantes de fígado, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Embora a causa ainda não tenha sido determinada, a hipótese mais forte é que a doença esteja sendo causada por um tipo de adenovírus que provoca uma série de condições, incluindo o resfriado comum, pneumonia , diarreia e conjuntivite.

hepatite criança
Crédito: Arindam Ghosh/istockJá há quase 200 casos de hepatite aguda em crianças. A maioria não apresentou febre

Mas, afinal, quais os sintomas apresentados?

Um sintoma clássico da hepatite é a icterícia, ou amarelamento da pele ou do branco dos olhos, que foi observado em muitas das crianças afetadas, de acordo com a OMS.

Muitas também apresentaram sintomas gastrointestinais, incluindo dor abdominal, diarreia e vômitos. A maioria dos casos não teve febre, segundo a agência de saúde da ONU.

Outros sintomas da hepatite podem incluir fadiga, perda de apetite, urina escura, fezes de cor clara e dor nas articulações. Esses sintomas, no entanto, não foram muito relatados.

hepstite
Crédito: IstockHepatite é um tipo de inflamação do fígado

Surto se espalha

O Reino Unido foi o primeiro país a identificar a doença em crianças. Depois, os casos foram se espalhado e já foram confirmados em mais de 20 países. Os casos ocorreram principalmente em crianças menores de 10 anos.

O que chama atenção é que hepatite grave, como os do surto atual, são incomuns em crianças. Além disso, os vírus típicos da hepatite não foram detectados em nenhum desses casos, o que torna a origem misteriosa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que o adenovírus do tipo 41 foi detectado em pelo menos 74 casos.

Embora esse adenovírus já tenha sido associado à hepatite em crianças com sistema imunológico enfraquecido, ele “não é conhecido por ser uma causa de hepatite em crianças saudáveis”, de acordo com o alerta do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

Compartilhe:

Tags: #Doença