Sintomas ocultos: conheça os sinais que podem indicar câncer

Algumas vezes, o corpo pode mostrar sinais sutis na presença de um tumor

A detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de cura do câncer. Exames médicos são capazes de identificar a doença antes mesmo do surgimento dos sintomas. No entanto, é igualmente importante estar atento aos sinais de alerta que o corpo pode apresentar, pois mudanças suspeitas podem indicar a presença da doença.

Confira abaixo alguns sintomas que merecem atenção e podem justificar uma consulta médica. Vale ressaltar que nem todo sintoma relacionado ao câncer significa que a pessoa está com a doença, pois outros problemas de saúde podem ter sintomas semelhantes.

Sintomas que podem estar relacionados a câncer

Períodos anormais ou dor pélvica

Alterações no ciclo menstrual, dor pélvica persistente ou cólicas intensas podem indicar câncer cervical, uterino ou ovariano.

Mudanças nos hábitos intestinais ou urinários

Mudanças significativas nas funções corporais, como constipação persistente, diarreia, presença de sangue nas fezes ou na urina, micção frequente e urgente, podem ser sinais de câncer de cólon, próstata, bexiga ou outros tipos de câncer.

Inchaço

O inchaço prolongado, que dura mais de duas semanas, pode ser um indício de câncer de ovário ou de outros tipos de câncer gastrointestinal.

Inchaço abdominal pode ser um sinal de câncer de intestino
Créditos: Shidlovski/istock
Inchaço abdominal pode ser um sinal de câncer de intestino

Alterações mamárias

Novos nódulos, descoloração, alterações no mamilo ou corrimento incomum podem ser sintomas de câncer de mama. Embora seja mais comum em mulheres, os homens também podem desenvolver câncer de mama.

Manchas no corpo

Hematomas são comuns após um impacto, mas ter hematomas frequentes em locais não afetados pode indicar câncer sanguíneo, como a leucemia. Essa doença muitas vezes não apresenta sintomas em estágios iniciais, mas conforme avança, podem ocorrer sangramentos e manchas roxas pelo corpo.

Lesões orais

Feridas ou lesões persistentes, além de áreas dolorosas na boca, especialmente em pessoas que fumam ou consomem álcool em excesso, podem ser indícios de câncer bucal.

Alterações na pele

Mudanças na aparência de manchas ou pintas devem ser avaliadas por um profissional de saúde, pois podem ser indícios de câncer de pele. Alguns sinais preocupantes incluem assimetria na lesão, bordas irregulares, variação de cores (como preto, marrom e vermelho) e diâmetro maior que 6 mm.