Os sete principais sintomas da variante Ômicron em crianças
Tanto em crianças como em adultos, vírus tende a afetar mais o sistema respiratório superior
A variante Ômicron continua se espalhando pelo mundo, infectando adultos e crianças. Diferentemente da variante Delta, essa cepa não causa perda de olfato ou paladar. Em entrevista ao site Insider, a professora de Medicina do King’s College London, Emma Duncan, falou sobre os sintomas mais comuns da variante em crianças.
A especialista se baseou nos dados do estudo do aplicativo ZOE covid-19, que permite que as pessoas relatem seus sintomas.
De acordo com os resultados preliminares de algumas centenas de casos da variante em crianças de 8 a 12 anos, foi possível observar que o principal sintoma é a fadiga, seguida por dor de cabeça.
- Autismo sem diagnóstico: conheça os sinais sutis que podem ser ignorados facilmente
- Estes sintomas do Alzheimer surgem a partir dos 30 anos
- Pesquisa mostra relação entre dieta e interrupção de crescimento de câncer
- Estudo aponta vitamina que pode baixar a pressão arterial em idosos
A maioria das crianças estava vacinada, embora os padrões eram “muito semelhantes” em crianças não vacinadas.
Veja abaixo a lista.
Sintomas da Ômicron em crianças:
- Fadiga
- Dor de cabeça
- Dor de garganta
- Nariz escorrendo
- Espirros
- Febre
- Tosse
Os sintomas menos comuns incluem a diarreia e erupções cutâneas. Segundo Duncan, a vacinação pode diminuir a frequência e a duração desses sintomas, mas os dados ainda não estão claros.
Sintomas da Ômicron em adultos
O mesmo aplicativo analisado pela especialista também colheu dados de adultos infectados pela Ômicron. Os sintoma são semelhantes aos das crianças.
Dor de cabeça, coriza, espirros e de dor de garganta aparecem no topo da lista. Isso porque a nova versão do vírus tende a afetar mais o sistema respiratório superior – nariz, boca e garganta – e menos os pulmões, segundos estudos recentes.