Últimas notícias:

Loading...

Saiba qual sintoma da Ômicron indica uma emergência

Pesquisadores que estudam as manifestações da covid-19 desde o início da pandemia dizem que milhões de pessoas relataram esse sinal

Por: Redação

Embora os sintomas causados pela variante Ômicron, na maioria das vezes, está relacionado a um resfriado, sem grande gravidade, pesquisadores estão observando um sinal em alguns pacientes que pode indicar uma emergência.

O aplicativo ZOE Covid Symptom Study, do King’s College London, que faz o estudo sobre os sintomas causados pelo coronavírus aponta que milhões de infectados com a nova variante apresentam sensação de confusão mental ou delírio.

sintoma ômicron
Crédito: Merovingian/istockConfusão mental tem sido associada a casos de emergência da Ômicron

Segundo os pesquisadores, há dois grupos de delírio: o delírio hiperativo e o hipoativo.

O delírio hiperativo é associado a mudanças abruptas no comportamento da pessoa. Isso pode incluir agitação, angústia ou agressão.

Enquanto isso, o delírio hipoativo pode fazer com que a pessoa se torne retraída e menos responsiva, ou até mesmo sonolenta, mas esse tipo pode ser mais difícil de detectar.

O aplicativo Zoe afirma que esses sintomas ocorrem principalmente em pessoas mais velhas que contraíram covid-19.

Segundo os especialistas, esse sintoma também pode ser consequência de algum outro problema de saúde agravado pela covid-19. A indicação é procurar atendimento médico, caso a pessoa manifeste esse sinal.

Outros sintomas causados pela Ômicron

Uma análise dos relatórios de saúde no Reino Unido feito pelos pesquisadores do ZOE Covid gerou uma nova lista de sintomas causados frequentemente por essa nova cepa.

ômicron
Crédito: Nopparit/istock Dor de cabeça a coriza estão entre os sintomas da Ômicron

O estudo observou que dor de cabeça, coriza, espirros e de dor de garganta aparecem no topo da lista. Isso porque a nova versão do vírus tende a afetar mais o sistema respiratório superior – nariz, boca e garganta – e menos os pulmões, segundos estudos recentes.

Tim Spector, professor de Epidemiologia Genética do King’s College London e cientista por trás do aplicativo de estudo ZOE Covid, alertou que as pessoas precisam ter conhecimento sobre os novos sintomas que estão surgindo para que saibam quando fazer o teste.

Veja no link abaixo as principais manifestações da Ômicron:

Compartilhe: