Domingão da Vacinação: SP terá mutirão contra covid no fim de semana

Cidades do estado farão ações especiais para vacinar todas as faixas etárias durante todo o dia

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou um mutirão de vacinação contra a covid-19 no próximo domingo, 27. As unidades de saúde de todo o estado estarão abertas das 7h às 19h para a imunização das crianças, além da aplicação da terceira e quarta dose contra a covid-19.

“A ideia é imunizar muitas pessoas, em especial, as crianças de 5 a 11 anos”, disse o governador.

Doria também anunciou a antecipação em uma semana da campanha de vacinação contra a gripe. Desta forma, idosos acima dos 80 anos poderão aproveitar o domingo  para receber a vacina contra a Influenza junto com a quarta dose contra a covid-19.

Estado de SP terá domingo de vacinação com todas as unidades de saúde aplicando doses contra a covid-19
Créditos: FG Trade/istock
Estado de SP terá domingo de vacinação com todas as unidades de saúde aplicando doses contra a covid-19

A iniciativa busca ampliar principalmente a aplicação da segunda dose contra a covid-19 em crianças.  No estado, 75% do público infantil já tomou a primeira dose, porém apenas 34% recebeu as duas doses e completou a imunização, sendo que cerca de 800 mil crianças já poderiam ter recebido a segunda dose.

Campanha contra a gripe

A vacinação contra a gripe será estendida para pessoas acima dos 60 anos e trabalhadores da saúde a partir do dia 4 de abril. No dia 2 de maio, crianças acima de seis meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas já podem tomar a vacina.

No dia 9 de maio, começarão a ser vacinados indígenas, quilombolas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades. E, por fim, no dia 16 de maio, a vacina será destinada para forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores de transporte rodoviário e portuários, além da população privada de liberdade.