Spray nasal pode causar vício e rinite medicamentosa; entenda

Uso contínuo do medicamento desencadeia um ciclo vicioso; confira uma maneira mais segura de evitar o congestionamento nasal

Quem sofre com o nariz entupido sabe do poder descongestionante do spray nasal, porém, seu uso contínuo pode causar vício e um efeito rebote que os médicos chamam de rinite medicamentosa.

A pessoa que faz uso desses vasoconstritores nasais pode ter a necessidade de doses cada vez maiores e freqüentes, o que leva, muitas vezes, à dependência. Chega um momento que o uso afeta a capacidade dos vasos se contraírem e se dilatarem sozinhos. É por isso que os médicos recomendam cautela no uso de spray nasal.

Uso contínuo de spray nasal não é recomendável pelos médicos
Créditos: Detry26/istock
Uso contínuo de spray nasal não é recomendável pelos médicos

O correto é usar esse tipo de medicamento apenas sob orientação médica e por prazo determinado, que não deve passar de cinco dias, no máximo.

Como funciona o spray nasal?

As substâncias vasoconstritoras desses sprays fazem os vasos se contraírem e o fluxo de sangue diminuir. Com isso, o edema da mucosa regride e a produção de muco baixa, melhorando a respiração. Tudo isso de forma rápida, o que propicia um alívio quase instantâneo.

Método natural e seguro

Um jeito de manter o nariz descongestionado é deixar as narinas hidratadas com soro fisiológico. Nesse caso, não limite de vezes para a aplicação. Usar umidificador de ar também ajuda.

Manter um umidificador de ar por perto é uma das estratégias
Créditos: DmitriMaruta/istock
Manter um umidificador de ar por perto é uma das estratégias