Substância que aumenta risco de diabetes se esconde nesses produtos
De itens de higiene a embalagem de comida; veja onde esse químico é encontrado
Uma pesquisa recente constatou que a exposição significativa a ftalatos está relacionada a uma maior incidência de diabetes tipo 2 entre mulheres brancas. Essa substância química está presente em uma ampla variedade de produtos.
De acordo com o estudo que saiu no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism da Endocrine Society, as participantes brancas que tiveram contato com níveis altos de certos ftalatos apresentaram uma chance de 30% a 63% maior de desenvolver diabetes.
No entanto, o impacto não foi tão negativo para mulheres negras e asiáticas.
Onde se escondem os ftalatos?
Os ftalatos são adicionados ao plástico para torná-lo mais durável e são utilizados em produtos de higiene pessoal – como sabonetes, xampus e esmaltes – em brinquedos infantis, embalagens de alimentos e bebidas, e até mesmo em refeições de fast food.
Esses compostos são conhecidos como desreguladores endócrinos, pois imitam o estrogênio. Estudos demonstraram que podem afetar negativamente o equilíbrio hormonal, a fertilidade e o desenvolvimento infantil.
“As pessoas estão expostas aos ftalatos diariamente, aumentando o risco de diversas doenças metabólicas”, afirmou o Dr. Sung Kyun Park, epidemiologista da Universidade de Michigan, em comunicado.
Os pesquisadores ressaltaram a necessidade de mais estudos sobre o efeito dos ftalatos nas doenças metabólicas.