Este superalimento reduz o colesterol e aumenta expectativa de vida

Rico em nutrientes, o alimento também protege o coração e melhora a função cognitiva; veja todos os benefícios

21/12/2023 08:02
Alimento que ajuda a reduzir colesterol
Alimento que ajuda a reduzir colesterol - Depositphotos/ralwel

Você certamente já ouviu falar sobre o consumo de frutos secos e as vantagens que esses alimentos podem somar à saúde, não é mesmo?

Destaque tem o amendoim, o pequeno e potente alimento cujas propriedades nutricionais ricas podem funcionar como um escudo protetor para o corpo humano contra o desenvolvimento de diversos tipos de doenças, ajudando, inclusive, a diminuir o colesterol e a prolongar a expectativa de vida. É um verdadeiro superalimento. Mas você sabe o porquê?

De origem peruana e datado de cerca de 8 mil anos atrás, o amendoim tem uma alta concentração de gorduras e proporção reduzida de proteínas e carboidratos.

Os registros arqueológicos apontam que essa semente era frequentemente usada pela população indígena da época tanto como moeda quanto para fins culinários.

Quais são as propriedades do amendoim?

Além de ser uma fonte de gorduras monoinsaturadas, antioxidantes, fibras e vitaminas, a relevância desse alimento se confere pela capacidade dele em aprimorar a função cognitiva e a resposta ao estresse.

Estamos falando de um alimento cuja ingestão colabora até mesmo para a proteção contra eventos cardiovasculares. Tendo isso em mente, sua vasta variedade de utilização é de se comemorar.

Conheça os benefícios do amendoim
Conheça os benefícios do amendoim - Depositphotos/davizro

Quer mais? O alimento é repleto de minerais, incluindo potássio, fósforo, magnésio, cálcio e zinco, além de ser fonte de vitaminas do complexo B e E.

Contém também compostos fenólicos, substâncias essenciais na proteção das células contra substâncias tóxicas, envelhecimento precoce e danos oxidativos.

Quais benefícios a inclusão do amendoim na dieta pode proporcionar?

O amendoim é um aliado valioso. Seu consumo colabora, por exemplo, para a redução do colesterol ruim no sangue, auxiliando na manutenção da saúde do coração.

Contribui, ainda, para o equilíbrio do teor de açúcar no sangue, sendo, portanto, benéfico para pessoas com diabetes ou àqueles com predisposição à doença.

O consumo de amendoim, realizado de maneira correta, beneficia também pessoas com sobrepeso, uma vez que, graças à presença da fibra, proporciona uma maior saciedade, evitando com isso a ingestão excessiva de alimentos em horários impróprios.

Todos os nutrientes do alimento ajudam na manutenção e melhoria das funções vitais do corpo, além de dar suporte aos sistemas imunológico, cognitivo, muscular e ósseo.

Existe uma quantidade ideal para consumo diário de amendoim?

A tabela de consumo pode variar de acordo com fatores específicos de cada indivíduo, como altura, peso, estilo de vida, entre outros.

No entanto, de uma maneira geral, a recomendação seria a ingestão de cerca de 30 gramas diariamente, de amendoim sem sal, sem frituras e sem a adição de açúcares. Esse superalimento pode ser consumido de várias maneiras, cru com casca.

Melhor forma de consumir o amendoim
Melhor forma de consumir o amendoim - Depositphotos/DenisMArt

Vale salientar que, cada forma de ingestão de amendoim, enquanto oferece um grande aporte de nutrientes, também apresenta suas desvantagens se consumida de forma inadequada.

Por exemplo, é preciso evitar o consumo da manteiga de amendoim e do óleo em versões industrializadas, já que normalmente contêm altas quantidades de sódio e açúcar adicionados, com prejuízos à saúde cardiovascular.

Assim como outros alimentos, o consumo de amendoim precisa respeitar as individualidades de cada organismo. Ele deve ser feito, assim, de maneira equilibrada e consciente, conforme as necessidades e condições de saúde de cada indivíduo.