Últimas notícias:

Loading...

SUS distribui extrato de alcachofra para tratar má digestão

A planta originária do Mediterrâneo trata dores e incômodos estomacais; conheça outros benefícios

Por: Redação

Quem sofre com gases, azia, arrotos frequentes, queimação ou sensação de estômago cheio pode estar sofrendo de má digestão. Existem muitos remédios sintéticos que ajudam a aliviar o problema, mas também é possível tratar o desconforto com extrato de alcachofra, um medicamento fitoterápico.

Esse medicamento faz parte da lista de Assistência Farmacêutica do Programa Nacional de Plantas Medicinais do SUS e é distribuído gratuitamente. O extrato está disponível na forma de cápsula, comprimido, drágea, solução oral e tintura oral.

Benefícios da alcachofra

A planta originária da região do Mediterrâneo é rica em polifenóis e flavonoides. Além de melhorar os desconfortos após a refeição e ajudar no funcionamento biliar, a propriedade da alcachofra atua na redução dos níveis de colesterol ruim.

mulher segurando alcachofra
Crédito: Izhairguns/istockAlcachofra tem propriedades protetoras do fígado e possui efeito benéfico para a digestão

Os efeitos positivos da planta não param por aí. De acordo com a nutricionista Paola Nunes, ela ajuda a melhorar náuseas, possui propriedades diuréticas e atua na redução do estresse oxidativo, ou seja, na prevenção de desenvolvimento de inúmeras doenças crônicas e degenerativas.

Antes de incluir esse tipo de tratamento, é preciso conversar com um nutricionista ou médico. A medicação é contraindicada para quem sofre com pedras ou outra alteração na vesícula biliar.

alcachofra
Crédito: Joanna Kosinska/UnsplashO extrato de alcachofra não é recomendado para todos os pacientes

Fitoterápicos

Quando a planta medicinal é industrializada ou manipulada para se obter um medicamento, tem-se como resultado o fitoterápico. Esse tipo de medicamento é encontrado como comprimidos, cápsulas, pós, chás, extratos e plantas frescas ou secas.

Compartilhe: