Taxa de mortalidade por câncer nos EUA registra maior queda em 1 ano

Avanços em tratamentos para câncer de pulmão e de pele ajudaram na redução do número de mortes pela doença

Por: Redação

Os tratamentos contra o câncer deram um salto nos EUA e conseguiram reduzir a mortalidade geral pela doença – e de 2016 a 2017 provocou o maior declínio já registrado em um ano, de 2,2%, segundo informou a American Cancer Society (ACS).

Desde 1991, a taxa caiu 29%, o que significa aproximadamente 2,9 milhões a menos de mortes por câncer do que teria ocorrido se a taxa de mortalidade se mantivesse constante.

ilustração célula de câncer
Crédito: Jakub Rupa/istockTaxa de mortalidade cai 2,2% em um ano nos EUA

De acordo com Rebecca Siegel, diretora científica de pesquisa em vigilância da ACS e principal autora do estudo, as quedas são um sinal de que a triagem, a prevenção e os tratamentos para o câncer, incluindo os recentes avanços no uso do sistema imunológico para atingir tumores, estão funcionando.

Os especialistas também atribuem o declínio às taxas reduzidas de tabagismo e aos avanços no tratamento do câncer de pulmão e de pele melanoma, que ajudaram a prolongar a vida de pacientes com câncer metastático, que se espalhou para outras partes do corpo.

Segunda principal causa de morte

O câncer continua sendo a segunda principal causa de morte de homens e mulheres em todo os EUA, ficando atrás apenas das doenças cardíacas. O câncer de pulmão mata mais pessoas que o câncer de mama, próstata, colorretal e cerebral juntos.

Prevenção

Hábitos saudáveis podem reduzir o risco de câncer em até 40% dos casos, de acordo com a American Society of Clinical Oncology 2018 (ASCO) ou Sociedade Americana de Oncologia Clínica – um dos eventos mais importantes da oncologia contemporânea global. Por outro lado, outros hábitos e substâncias foram relacionados ao desenvolvimento de câncer, como tabaco, alimentos processados e álcool. Leia mais aqui.

A American Cancer Society listou em seu site algumas recomendações que ajudam na prevenção do câncer. Confira a seguir:

  • Evite o cigarro;
  • Use filtro solar;
  • Tenha uma alimentação saudável e mantenha-se ativo fisicamente;
  • Proteja-se contra HPV
  • Faça exames de rotina

Compartilhe: