Tela costurada na língua: técnica radical é usada para emagrecer

Estratégia visa tornar o ato de comer doloroso para que a pessoa diminua a ingestão de comida

As promessas milagrosas de emagrecimento fazem surgir de tempos em tempos dietas bizarras e radicais. Uma delas já antiga, criada há 25 anos, começou a atrair a atenção de brasileiros de 2019 pra cá. A técnica consiste em costurar com pontos ou fixar com grampos uma tela na língua.

O objetivo é tornar doloroso o consumo de alimentos sólidos, fazendo com que a pessoa adote uma dieta líquida de baixa caloria.

Tela costurada na língua faz dificulta ingestão de alimentos para ajudar a emagrecer
Créditos: reprodução/YouTube/ABCNews
Tela costurada na língua faz dificulta ingestão de alimentos para ajudar a emagrecer

A tela é feita de um polímero composto por polipropileno e polietileno de alta densidade. O uso máximo é de 30 dias.

No Brasil, a técnica e proibida, o que tem levado algumas brasileiras a buscar o recurso no exterior. Nos Estados Unidos e em alguns países da América Latina, há médicos que realizam o procedimento.

 Técnica é realizada nos EUA e em alguns países da América latina
Créditos: reprodução/YouTube/ABCNews
 Técnica é realizada nos EUA e em alguns países da América latina

Método é criticado por especialistas

De acordo com o médico de Los Angeles, Nikolas  Chugay, que iniciou a técnica em 2009, as medidas extremas ajudam a “impulsionar” um programa de manutenção e perda de peso de longo prazo, o que é rejeitado por muitos outros profissionais.

Em entrevista a ABC News, o especialista em perda de peso Rob Huizenga disse ter grandes preocupações com relação ao método. “Acho que é um procedimento bárbaro”, criticou. “Esta é uma abordagem tão primitiva. Você pode contratar alguém para apontar uma arma para sua cabeça e ameaçar atirar em você toda vez que você comer. Você poderia ter alguém com um martelo batendo na sua cabeça toda vez que você ameaçar comer algo”, comparou.

Huizenga também não acredita que o uso do dispositivo seja capaz de causar uma mudança no estilo de vida. “Não há um centímetro de esperança ou evidência de que colocar um adesivo na língua e não ser capaz de comer por um mês terá qualquer efeito em você em um ano, ou dois anos ou três anos”, disse.

Outro método de emagrecimento mais recente também gerou críticas de especialistas. A técnica consiste em implantar um dispositivo magnético nos dentes superiores e inferiores que limita a abertura boca, permitindo apenas a ingestão de líquidos.

Desta forma, quem usa o aparelho fica impedido de comer e, consequentemente, perde peso. Veja mais no link abaixo: