Terapia com picada de abelhas mata mulher na Espanha

Essa foi a primeira morte registrada em decorrência do tratamento alternativo

Por: Redação | Comunicar erro

Uma mulher de 55 anos morreu depois de se submeter a um tratamento alternativo, chamado apiterapia, que usa picada de abelhas. A espanhola já fazia a terapia há dois anos, mas na última sessão, ela desenvolveu uma forte reação e teve falência múltipla dos órgãos. Essa foi a primeira morte registrada por conta do procedimento.

O caso foi divulgado no periódico científico Journal of Investigational Allergology and Clinical Immunology, por alergistas espanhóis que tentaram salvar a paciente em um hospital de Madri.

Segundo os médicos, a paciente realizava a apiterapia há cerca de dois anos para aliviar os sintomas de estresse e relaxar os músculos. Ainda de acordo com o relatório, a mulher não tinha nenhum histórico de outras doenças ou reações alérgicas.

Após análises, ficou constatado que a paciente teve um choque anafilático provocado pelo veneno, o que causou um infarto e falência múltipla de órgãos.

Gwyneth Paltrow é adepta do tratamento com abelhas

O tratamento é o mesmo já utilizado pela atriz Gwyneth Paltrow. Em 2016, ela publicou sobre procedimento em seu site, o Goop, que fala sobre estilo de vida, e também falou sobre sua experiência ao jornal The  New York Times. “As pessoas costumam usar para diminuir inflamações e cicatrizes. É, na verdade, bem incrível se você pesquisar sobre isso. Mas é doloroso”, afirmou a atriz.

Mais sobre apiterapia

Apiterapia é um tratamento alternativo que usa substâncias produzidas pelas abelhas – incluindo mel e veneno – para tratamento de doenças.  Essas toxinas possuem substâncias analgésicas e anti-inflamatórias.

O tratamento é utilizado há mais de 100 anos e recentemente foi adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como uma das 29 Práticas Integrativas Complementares (PICs).  A Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina criticam a inclusão dessa e outras práticas alternativas dizendo que faltam evidências científicas que comprovem a eficácia desses tratamentos.

Leia também:

Compartilhe:

Tags: #tratamento
1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …