Últimas notícias:

Loading...

Tiktoker Wue Silva é internado com febre reumática; entenda a condição

Doença pode surgir após uma infecção de garganta mal curada em pessoas com predisposição; veja os sintomas

Por: Redação

Wueverton da Silva Pereira, conhecido como Wue Silva no TikTok, está internado há uma semana em um hospital de Florianópolis, Santa Catarina. Ele deu entrada na unidade de saúde sentindo febre constante, além de dores no corpo. Depois de uma extensa investigação, os médicos diagnosticaram febre reumática.

O jovem de 20 anos ficou sem os movimentos das mãos e das pernas e com as juntas inchadas. “Sete dias na cama, sem poder me levantar, sem fazer nada, mas eu vou sair dessa”, disse o tiktoker em um vídeo publicado nas redes sociais na quinta-feira, 3.

Em conversa com o G1, a mãe de Wue, Josiane da Silva, contou que, no dia 19 de fevereiro, o filho começou a sentir dor de garganta e apresentou inchaço em um dos dedos. Já no dia seguinte, a dor piorou e os demais dedos também incharam, o que o fizeram procurar atendimento médico.

wue silva
Crédito: Reprodução/instagramwuesilva_Tiktoker Wue silva está há mais de uma semana internado com febre reumática

No hospital, fizeram teste de covid, que deu negativo e deram medicamentos para a dor. “Na segunda [21] de manhã, ele já não levantava mais da cama, era muita dor”, disse a mãe ao G1.

A partir dai, foram realizados vários exames para investigar a causa. Segundo a mãe, o exame de sangue apresentou alteração nos leucócitos, o que apontava para uma infecção. Dias depois, os médicos descobriram a doença.

Febre reumática

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a febre reumática é uma doença inflamatória que surge cerca de duas semanas após uma infecção de garganta por uma bactéria conhecida como estreptococo.

Essa infecção de garganta é caracterizada por febre, dor de garganta, caroços no pescoço (gânglios aumentados) e vermelhidão intensa, pontos vermelhos ou placas de pus na garganta.

A doença acontece em qualquer idade, porém, é mais comum acometer crianças de 5 a 15 anos, que nascem com a predisposição genética para isso. Além de comprometer as articulações, a condição pode afetar o coração, o cérebro e a pele.

Sintomas

Os primeiros sintomas em geral são febre, edema (inchaço) e dores nas articulações (principalmente joelhos, cotovelos e tornozelos). Também é comum a pessoa ter dificuldade de andar por conta da dor.

Quando a doença atinge o coração, podem surgir cansaço, falta de ar e a sensação de coração disparado.

Tratamento

A partir do diagnóstico da doença, os médicos podem administrar usar anti-inflamatórios e injeção intramuscular de penicilina benzatina para evitar novos episódios de amigdalite bacteriana.

No caso de Wue Silva, o tratamento está sendo realizado com o uso de antibiótico, antiflamatório e analgésico, enquanto a família procura um especialistas na área.

wue silva
Crédito: Reprodução/Twitter/wuesilvaTiktoker Wue Silva tem 10,8 milhões de seguidores na plataforma de vídeo

Compartilhe:

?>