Tipo específico de farinha reduz colesterol ruim de adultos

Por ter uma grande quantidade de fibras digestivas, esse tipo de farinha ajuda no controle do colesterol LDL , ou colesterol "ruim"

Em um estudo recente publicado no The Journal of Nutrition, pesquisadores investigaram os efeitos de várias farinhas de milho nos resultados cardiometabólicos em adultos com níveis elevados de colesterol.

Eles descobriram que que um tipo específico de mistura de farinha de milho pode ser benéfico para aqueles que lutam contra níveis altos de colesterol.

Os benefícios dos grãos integrais para a saúde

Devido à presença de fibras alimentares e compostos bioativos como polifenóis, o consumo de grãos integrais está associado a um risco reduzido de doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

Até o momento, a maioria das pesquisas examinou os benefícios à saúde de alimentos à base de trigo, com pouca pesquisa disponível sobre outros grãos, como milho.

Estudos anteriores mostraram que o milho, particularmente o integral e o farelo de milho, pode reduzir os níveis de colesterol LDL.

No entanto, mais pesquisas são necessárias para entender melhor os componentes e mecanismos específicos pelos quais o milho e suas diversas formas influenciam a saúde cardiometabólica.

Mistura específica de farinha ajudou a reduzir o colesterol ruim em um ensaio clínico
Créditos: NewAfrica/DepositPhotos
Mistura específica de farinha ajudou a reduzir o colesterol ruim em um ensaio clínico

Detalhe do estudo 

O presente estudo incluiu participantes saudáveis ​​do sexo masculino e feminino entre 18 e 70 anos de idade com níveis de colesterol LDL levemente a moderadamente elevados de 110 mg/dL ou mais.

Os pesquisadores focaram em três tipos diferentes de farinha de milho: farinha de milho integral, farinha de milho refinada e uma mistura única de farinha de milho refinada com farelo de milho adicionado.

Cada fase de intervenção durou quatro semanas.

Os participantes do estudo receberam alimentos à base de milho, incluindo muffins e pão pita, para incorporar em suas dietas regulares e substituir outros produtos de grãos.

A equipe de pesquisa coletou amostras de sangue e fezes no início e no final de cada período de intervenção.

Resultados do estudo 

Enquanto as farinhas de milho integral e refinada mostraram pouco efeito, a mistura de farinha de milho refinada e farelo de milho surgiu como uma vencedora.

Essa mistura especial reduziu significativamente o colesterol LDL – o colesterol “ruim” – em uma média de 10 mg/dL, ou cerca de 5%.

Para alguns participantes, a redução foi ainda maior, chegando a até 13%.

Essas descobertas são animadoras porque oferecem uma maneira simples e prática de melhorar a saúde cardíaca por meio da dieta.

Ao contrário de muitas estratégias de redução de colesterol que envolvem mudanças dietéticas rigorosas ou medicamentos, essa abordagem envolve simplesmente trocar a farinha comum por uma alternativa à base de milho.