TOD: entenda o que é o Transtorno Opositivo Desafiador que pode dar os primeiros sinais na escola
A criança ou adolescente com esse distúrbio tem dificuldade em seguir regras
Muito se fala sobre TDAH e autismo em crianças, mas existe outro transtorno comum na infância que poucas pessoas conhecem: Transtorno Opositivo Desafiador (TOD).
Trata-se de um distúrbio comportamental que ocorre frequentemente com crianças e adolescentes. É caracterizado por comportamento persistente, desafiador e hostil em relação a figuras de autoridade, como pais e professores.
Quais as causas do TOD?
As causas do Transtorno Opositivo Desafiador são multifatoriais, podendo ter influência da genética e fatores psicológicos e ambientais.
- Liverpool x Leicester: aproveite a odd 4.00 para Salah marcar primeiro
- Ande esta quantidade de passos por dia e diminua o risco de morte precoce
- Exposição ‘Presépios de Hilda Breda’ está disponível até 11/01 em São Bernardo
- 5 praias baratas no Sudeste para curtir com pouco dinheiro
Segundo especialistas, na maior parte dos quadros, o distúrbio está ligado a um contexto familiar. Quando as crianças crescem num ambiente onde prevalecem conflitos e padrões de comportamento negativos ou onde faltam regras e limites claros, isso pode levar a um comportamento desafiador e de oposição.
Mas pesquisadores sabem também que certas alterações no cérebro, particularmente nas áreas de regulação emocional e controle de impulsos, podem estar ligadas ao comportamento desafiador de oposição.
Também há evidências da influência da genética, pois crianças cujos familiares apresentam ou demonstraram comportamentos semelhantes podem correr maior risco de desenvolver esses comportamentos.
Os sinais de TOD: como reconhecer o transtorno?
- Explosões frequentes de raiva e forte rebelião contra regras e instruções.
- Recusa em seguir instruções e comportamento desrespeitoso para com figuras de autoridade.
- Comportamento argumentativo e atitude provocativa para com adultos e pares.
- Baixa tolerância à frustração e dificuldade em lidar com rejeição ou derrota.
- Nenhuma/pouca disposição para ceder à sua teimosia e oposição, mesmo que isso tenha consequências negativas para eles.
Ao observar que esses sinais persistem, é importante que os pais procurem atendimento psicológico. Dependendo da gravidade e da intensidade dos sintomas, pode ser necessário consultar um psiquiatra para uso de medicação.
Diagnóstico
O diagnóstico de comportamento desafiador de oposição inclui uma entrevista detalhada com os pais ou responsáveis para coletar informações sobre o comportamento e desenvolvimento da criança.
Também é importante a observação do comportamento da criança em diversas situações para reconhecer características típicas do comportamento desafiador.
Além disso, psicólogos ou psiquiatras aplicam questionários padronizados para avaliar o comportamento da criança e excluem outras possíveis causas de comportamento de oposição, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ou outros distúrbios comportamentais.
Como é o tratamento para TOD?
- Treinamento parental: os pais recebem apoio e aprendem a usar estratégias parentais eficazes para influenciar positivamente o comportamento de seus filhos.
- Terapia comportamental: a criança participa de sessões de terapia para aprender comportamentos alternativos e lidar melhor com as frustrações. A promoção de competências sociais, regulação emocional e resolução de problemas são uma parte importante disto.
- Apoio escolar: os professores podem ser apoiados no trato com a criança e na promoção de um comportamento positivo.
Se necessário, o tratamento medicamentoso pode ser considerado se houver sintomas como ansiedade ou depressão.
O tratamento visa mudar positivamente o comportamento e apoiar o desenvolvimento da criança. A cooperação e o comprometimento dos pais, responsáveis e professores são fundamentais para o sucesso do tratamento.