Está caro? Troque o azeite por este óleo e ainda atrase o envelhecimento
Conheça um óleo que pode ser uma opção saudável e mais barata para substituir o azeite de oliva; veja os benefícios
O preço do azeite de oliva tem desanimado os brasileiros. Por isso, novas opções são bem-vindas para substituir o produto.
Neste cenário, o óleo de amendoim promete ser uma alternativa tão saudável quanto o azeite e de quebra: é mais barato.
Como esse óleo pode retardar o envelhecimento?
Extraído da planta Arachis hypogaea, o óleo de amendoim é rico em vitamina E, que possui um alto poder antioxidante e ajuda a retardar o envelhecimento.
Ele ainda contém resveratrol, que pode desintoxicar o corpo de moléculas nocivas e prevenir doenças como Alzheimer.
Quais são os benefícios do óleo de amendoim?
Além de retardar o envelhecimento precoce, o óleo contém gorduras poli-insaturadas, como o ômega-6, em sua composição, favorecendo a saúde cardiovascular.
“Já tem diversos estudos comprovando boas atividades fisiológicas e metabólicas do Ômega 6, por exemplo, para sistema imunológico, parte estética, saúde cardiovascular e muitas outras”, afirmou a Juliana Gimenez Casagrande, nutricionista e doutora em Ciência dos Alimentos, ao Jornal da USP.
Por si só, o amendoim é uma rica fonte de colesterol bom (HDL), vitaminas do complexo B e minerais essenciais, como cobre, manganês, molibdênio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio.
Tais nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Portanto, o seu consumo traz inúmeros benefícios à saúde.
Contraindicações
No entanto, como o amendoim é rico em outros tipos de gordura, seu consumo deve ser moderado e acompanhado de outros alimentos saudáveis.
“De repente variar com a oleaginosas, que são castanhas, nozes e harmonizam muito bem com amendoim. A ideia é ter variedade, essa é a grande construção de uma boa alimentação”, pontuou Juliana.
Vale ter em mente que o óleo de amendoim é uma ótima opção para frituras, já que seu ponto de fumaça é alto, chegando a 232 ºC sem liberar toxinas.