Tudo o que você precisa saber para entender o transtorno bipolar

Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela.

“Ela é meio bipolar.” Você já deve ter escutado alguma coisa assim. Ou falou essa frase sobre alguém que você conhece – talvez uma chefe ou uma pessoa de que você não gosta muito. Mas, assim como falar que você “está meio depressiva hoje” reforça um tabu sobre falar de depressão, usar o transtorno bipolar dessa maneira tem o mesmo efeito.

Entendendo o que é o transtorno bipolar

Transtorno bipolar é um transtorno do humor, que se caracteriza por alterações graves do humor, com períodos de euforia ou irritabilidade e outros de depressão.” – Vanessa Pik Quen Lee, psicóloga do Hospital Santa Cruz, de São Paulo.

Segundo a psicóloga, o transtorno bipolar (também chamado de transtorno afetivo bipolar) é um distúrbio psiquiátrico que atinge em torno de 30 milhões de pessoas do mundo e é incapacitante _ ela afeta a forma como a pessoa vive os seus dias e se relaciona com as demais.

Assim como outras doenças mentais, não é possível determinar apenas uma causa para a bipolaridade, que pode ser desencadeada pelo ambiente em que a pessoa vive, por uma predisposição genética (as chances são maiores se na família já existirem casos de bipolaridade), traumas ou o uso de álcool e drogas.

Todo mundo muda de humor durante o dia: você acorda mais mal-humorada, depois se sente mais alto astral, mas fica irritada e nervosa se acontece alguma coisa no trabalho. A diferença para o transtorno de bipolaridade é que essas mudanças são muito mais bruscas e extremas, além de serem acompanhadas de ações e comportamentos condizentes com essa mudança.

Os estados de espírito da bipolaridade são três:

– Hipomania: segundo a psiquiatra Maria Francisca Mauro, da clínica InspiraSaúde, esta é uma sensação súbita de bem-estar “com aumento da energia e da disposição para realizar tarefas e para o envolvimento em múltiplas atividades”.

Continue lendo aqui: Tudo o que você precisa saber para entender o transtorno bipolar

  • Veja também:

Compartilhe:

1 / 8
1
05:18
O que você precisa saber sobre o vírus do HIV
Afinal, o vírus do HIV tem cura? Qual é a maneira mais eficaz de prevenir este vírus? A Dra. Marianne Pinotti, …
2
03:29
O que os pais podem fazer para ajudar seus filhos
Qual a responsabilidade que os pais têm em relação a ansiedade que seus filhos sofrem? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
3
01:33
Secreção vaginal: quais são os tipos e o que eles indicam
Ter secreção vaginal é normal? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala sobre quais os tipos de secreção vaginal e …
4
02:27
Escolhas que trazem longevidade
Se você pudesse escolher viver até os 100 anos, o que você faria? O Dr. João Paulo Nogueira, médico e fundador …
5
02:11
É importante tomar a vacina da hepatite?
O que é hepatite? e qual a importância em se vacinar contra esta doença? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador …
6
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
7
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
8
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …