Um sinal de alerta comum de colesterol alto ocorre no pé
Veja outros sinais da condição e dicas para baixar os níveis elevados de LDL
O colesterol alto costuma ser chamado de “assassino silencioso” porque raramente produz sintomas. Porém, há sempre exceções à regra. O acúmulo dessa substância gordurosa pode provocar um sintoma visível no pé.
Acontece de colesterol ruim (LDL) pode endurecer e estreitar as artérias dos braços e das pernas. Este processo é conhecido como doença arterial periférica (DAP). Quando isso acontece, a pessoa pode experimentar uma série de sintomas.
O sinal mais clássico e comum da DAP é a dor nas pernas. Isso pode aparecer como dor em uma área específica da perna, como na panturrilha ou na coxa ou até no pé. Com isso, a pessoa pode apresentar cãibras, inchaços e dor.
- 7 sinais de câncer de mama diferentes de caroço nos seios
- Novo medicamento reduz forma genética do colesterol alto em até 86%
- Tratamento de colesterol alto genético avança com redução de 86%
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
Outros sinais de DAP incluem:
- Frio na parte inferior da perna ou pé, especialmente quando comparado com o outro lado
- Dormência ou fraqueza nas pernas
- Sem pulso ou pulso fraco nas pernas ou pés
- Cãibras dolorosas em um ou ambos os quadris, coxas ou músculos da panturrilha após certas atividades, como caminhar ou subir escadas
- Mudanças na cor da pele nas pernas
- Crescimento mais lento das unhas dos pés
- Dor ao usar os braços, como dor e cãibras ao tricotar, escrever ou fazer outras tarefas manuais
- Perda de cabelo ou crescimento mais lento de pelos nas pernas.
Como evitar colesterol alto?
O colesterol alto é uma condição de saúde séria que pode aumentar o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. Felizmente, existem várias maneiras de evitar o colesterol alto e manter a saúde em dia.
A chave para reduzir o colesterol ruim é cortar a gordura saturada, como frituras, alimentos industrializados e fast-foods. Escolha fontes saudáveis de gorduras, como abacate, nozes e azeite de oliva.
Outras mudanças no estilo de vida que podem beneficiar as artérias incluem a prática regular de exercícios físicos, manter um peso saudável, parar de fumar e reduzir o consumo de álcool.
No entanto, em casos de níveis elevados de colesterol, o médico pode recomendar medicamentos adequados, conhecidos como estatinas.