Usar o celular antes de dormir aumenta os níveis de açúcar no sangue

Luz azul emitida por esses aparelhos funciona como um desregulador endócrino, segundo estudo

Por: Redação

Já era sabido que usar o celular na cama perto da hora de dormir prejudica o sono, mas um novo estudo observou que os danos podem ser  ainda maiores. De acordo com pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, a luz azul emitida por esses aparelhos funciona como um desregulador endócrino, capaz de desequilibrar a produção de insulina, hormônio que atua no controle do açúcar no sangue.

O estudo recomenda que se exponha a apenas 5 lux de luz durante a noite para que o ritmo circadiano,  responsável por controlar os níveis hormonais nos tecidos endócrinos, não seja afetado. Ainda de acordo com a publicação, um tablet, TV ou telefone celular, a um metro de distância do rosto, poderia emitir mais de 5 lux de luz, com alguns atingindo até 40.

mulher usando o celular na cama
Crédito: Tommaso79/istockLuz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos prejudica o sistema endócrino

Essa exposição torna-se especialmente prejudicial se acontecer quando acontece cerca de uma hora antes de dormir.

O que fazer?

Para diminuir esses danos, os pesquisadores recomendam algumas medidas, como o uso de óculos de bloqueio de luz azul, vendido na internet. O uso do acessório em frente aos computadores, smartphones, tablets e TV pode ajudar a reduzir o efeito negativo da luz noturna no ritmo circadiano do corpo.